Panorama
 
 
 

SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE AS PROPOSTAS DE SÃO PAULO PARA A AGENDA 21 BRASILEIRA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2001

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente - MMA e Caixa Econômica Federal - CEF, realizou na quinta-feira (26/abril) uma audiência pública para discutir as propostas do Estado de São Paulo para a Agenda 21 brasileira. O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, elogiou o empenho da sociedade civil e setor privado, participando ativamente na elaboração do documento. “Fico feliz em afirmar que São Paulo é um dos Estados que enviou maior número de propostas para a elaboração da Agenda 21 nacional”, afirmou.

“O apoio de organizações comunitárias e sociedade civil é fundamental na formulação de políticas públicas regionais e nacionais, como também no planejamento e realização de nossas ações”, prosseguiu Tripoli, enfatizando que "compartilhando responsabilidades iremos progredir na busca do desenvolvimento sustentável. O comprometimento com estas ações é dever não só dos órgãos públicos, mas de cada cidadão.”

O evento contou com a participação do secretário-executivo do MMA, José Carlos Carvalho, que representou a CPDS - Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Nacional, criada por meio de decreto presidencial em fevereiro de 1997. A comissão - constituída por cinco representantes de ministérios e cinco dos setores civil organizado, acadêmico e produtivo - é responsável pelo processo de elaboração e implementação da agenda.

Cerca de 160 representantes de ONGs, universidades, institutos e empresas compareceram à reunião da rodada paulista de discussões, para discutir as 322 propostas enviadas, das quais 43% referiam-se a Gestão de Recursos Naturais, um dos seis temas propostos para a Agenda 21 nacional. Os outros tópicos são Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Infra-Estrutura, Redução das Desigualdades e Ciências e Tecnologia, que receberam menor número de propostas. Exclusivamente para São Paulo, foi inserido o sétimo tema em conseqüência do grande número de propostas apresentadas: Participação mais Ativa da Sociedade na Implementação da Agenda 21 e Incorporações Públicas.

O objetivo da audiência pública foi discutir, alterar, reformular, excluir e incluir novas emendas que serão enviadas ao Ministério do Meio Ambiente para a finalização da Agenda 21 brasileira. Essas emendas deverão orientar as políticas públicas e privadas do país, ao longo do século XXI.

As rodadas de debates estaduais para a elaboração da Agenda 21 brasileira foram iniciadas em setembro do ano passado, e já colheu propostas em 23 estados, até o momento. Cerca de cinco mil propostas foram discutidas, envolvendo aproximadamente 3.500 entidades e instituições governamentais, civis e do setor produtivo.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Reportagem: Paula Anselmo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.