Panorama
 
 
 

IBAMA PUBLICA REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS
DE MANEJO ESPELEOLÓGICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Julho de 2001

O mergulho turístico de exploração econômica em cavernas alagadas ou parcialmente inundadas só poderá ser praticado por profissionais especializados, sob supervisão de um condutor treinado, nos limites definidos pelos respectivos Planos de Manejo Espeleológicos que levarão em conta a topografia, a fragilidade, e a complexidade dos ecossistemas. Estas grutas serão destinadas, exclusivamente, à pesquisa científica, cultural-turística, e técnico-exploratória, desde que os projetos sejam aprovados pelo Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (CECAV) do Ibama.

É o que determina portaria do presidente do Ibama, Hamilton Casara, regulamentando o mergulho em cavernas alagadas ou parcialmente inundadas, e criando o Cadastro Nacional de Instrutores e Condutores - CNIC, deste tipo de esporte. Caberá ao Cecav criar a estrutura e providenciar os meios necessários na diretoria de Ecossistemas do Ibama para o funcionamento e a expedição das autorizações para a atividade.

O cadastro estabelece os níveis mínimos de treinamento e os dez equipamentos obrigatórios para os condutores e os mergulhadores que deverão ser maiores de 18 anos, não poderão exceder o máximo de 10 por mergulhos turísticos/dia, e limitar-se a 2 por condutor credenciado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia e pela Seção de Espeleologia Subaquática. O condutor ficará responsável por quaisquer danos ao interior e entorno das cavernas e sofrerá penalidades administrativas e criminais previstas na legislação ambiental. Ele deverá apresentar certificados de primeiros socorros e de socorro aquático, contrato registrado em cartório, e seguro de acidente por mergulho. A portaria estabelece 3 instrutores por grupos máximos de 9 alunos por cursos de 3 dias por caverna.

Qualquer acidente deverá ser comunicado em 24h ao Cecav/Ibama e SÉS, acompanhado de relato detalhado em formulário padronizado. A inobservância de quaisquer dos 23 artigos da portaria implicará na suspensão temporária ou definitiva do instrutor e/ou condutor no CNIC, em multa, apreensão e interdição do uso da caverna por tempo indeterminado.

O Plano de Manejo Espeleológico delimitará a área de visitação, que não poderá ultrapassar 67 metros, e o mergulho profundo até 40 metros. O Cecav/Ibama identificou uma demanda crescente e desordenada das cavernas para uso turístico pelas prefeituras, órgãos governamentais e não governamentais, empreendedores turísticos e proprietários de terras, que degradam e colocam em risco o frágil ecossistema. A regulamentação do uso turístico e de mergulho nas cavernas pretende dar maior proteção aos mergulhadores e aos visitantes, e proteger ao máximo o patrimônio espeleológico brasileiro explorado que ainda é pequeno - 3.200 grutas, que representam apenas 10 por cento do potencial nacional.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.