Panorama
 
 
 

JOSÉ CARLOS CARVALHO DESTACA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2001

O ministro interino do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, ao participar ontem da abertura do Encontro Regional do Centro-Oeste da Agenda 21 Brasileira, ressaltou a importância da participação da sociedade no processo de construção da Agenda. "Desde o primeiro momento optamos por promover um processo participativo de mobilização e engajamento da sociedade, com a concepção de que a Agenda 21 brasileira não seria um documento governamental, mas da sociedade brasileira", destacou.

Segundo José Carlos Carvalho, as verdadeiras mudanças não se fazem sem a mobilização e engajamento da sociedade. "É por essa razão que a Agenda 21 brasileira se torna ainda mais importante", destacou. "Estamos falando de problemas que não existem apenas nas dissertações acadêmicas, mas que começam a comprometer a qualidade de vida da população", enfatizou.

De acordo com José Carlos Carvalho, quando se trata de desenvolvimento sustentável, uma das principais preocupações é a promoção do desenvolvimento sem degradações ao meio ambiente e sem a exclusão social. "Felizmente, a sociedade brasileira e a sociedade internacional vêm mudando a concepção em relação a esses problemas. Estamos iniciando o novo milênio e, com a chegada do século 21, estamos sepultando, de certa forma, o mito da inesgotabilidade dos recursos naturais. Esse mito marcou praticamente toda concepção do processo de desenvolvimento no século passado", prosseguiu.

O Encontro Regional da Agenda 21 termina hoje, na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com a consolidação das propostas apresentadas pelos estados do Centro-Oeste. As propostas a serem analisadas abordam os seis temas da Agenda 21 Brasileira – Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Redução das Desigualdades Sociais, Infra-estrutura e Integração Regional, Gestão dos Recursos Naturais e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.