Panorama
 
 
 

OEMAS CONHECEM BANCO DE DADOS DO IBAMA


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2001

O Ibama apresentou aos representantes dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (Oemas) de nove estados (RS, GO, PR, ES, CE, PE, MG, RJ e MT) o banco de dados formulado para compor o Inventário Nacional de Resíduos Industriais. Esses estados irão unificar a maneira de preencher o inventário para facilitar o processamento das informações. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama vêm desenvolvendo ações para conhecer e caracterizar os resíduos industriais, com o objetivo de elaborar uma política de redução dos riscos do manejo e da destinação inadequada desses poluentes.

O MMA quer implantar uma gestão que reduza a geração, incentive a reutilização e a reciclagem de materiais utilizáveis, viabilizando ainda o destino final desses resíduos. As informações que as empresas fornecerem serão um condicionante para o licenciamento ambiental e servirão para compor o Inventário Nacional de Resíduos Industriais.
Caberá ao Ibama receber e compilar os dados referentes ao Inventário. Grande parte das indústrias apresenta significativa quantidade de passivo ambiental decorrente da disposição inadequada dos resíduos sólidos industriais, não somente em lixões, mas em áreas impróprias e normalmente desconhecidas dos órgãos ambientais. Apesar da Resolução 6/88 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que previa a realização do Inventário Nacional de Resíduos, estar em vigor, grande parte das mais de 840 mil indústrias brasileiras (IBGE, 1998) ainda não informaram como são produzidos, qual a quantidade e o destino final dos resíduos sólidos industriais.

A localização dos geradores, sua avaliação como fonte de poluição e a identificação daqueles que necessitam destinar adequadamente ou otimizar sua geração, irá contribuir para o planejamento do uso dos recursos ambientais e na implementação de programas de prevenção e controle da poluição, visando a melhoria da qualidade destes recursos no país.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.