Panorama
 
 
 

REGIÃO CENTRO-OESTE CONSOLIDA SUA AGENDA 21


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2001

O ministro interino do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, abre hoje, em Brasília, o encontro regional do Centro–Oeste, em que os estados da região irão consolidar sua proposta para a Agenda 21 Nacional. Serão analisadas 650 propostas apresentadas nos debates realizados em torno da Agenda 21 nos estados da região Centro-Oeste. O jornalista Washington Novaes produziu o documento que subsidiará o Encontro Regional do Centro-Oeste, e irá coordenar os trabalhos técnicos do evento, que contará com a participação de cerca de cem representantes de instituições diversas dessa região.

As propostas a serem analisadas abordam os seis temas da Agenda 21 Brasileira – Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Redução das Desigualdades Sociais, Infra-estrutura e Integração Regional, Gestão dos Recursos Naturais, e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável. O encontro acontecerá hoje e amanhã na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional-CPDS - criada por decreto presidencial em fevereiro/97 para elaborar e implementar a Agenda 21 brasileira. O Encontro Regional do Nordeste ocorreu nos dias 7 e 8 de junho e os outros três encontros regionais ( sul, sudeste e norte) deverão acontecer até setembro próximo. A expectativa do MMA e CPDS é a de que a Agenda 21 Brasileira possa ser concluída até o final do ano.

Entre setembro de 2000 e maio deste ano o MMA e a CPDS promoveram uma rodada de debates estaduais, em que foram debatidas 5.839 propostas apresentadas por 3.880 instituições governamentais, civis, acadêmicas e setor produtivo. Estas propostas referem-se às macropolíticas públicas que o país deverá implementar ao longo do século XXI, visando a prática do Desenvolvimento Sustentável. São sugestões para tipos de programas, projetos, leis, instrumentos econômicos e campanhas, entre outras, que deverão ser implementadas tanto pelo poder público como pela iniciativa privada, e a sociedade.

O objetivo principal da Agenda 21 é a mudança do conceito e prática de desenvolvimento para o novo padrão, denominado Desenvolvimento Sustentável, que concilia justiça social, equilíbrio ambiental e eficiência econômica. A Agenda 21 Global foi lançada durante a Eco-92, a conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992, e que reuniu cerva de 170 chefes de Estado. Considerada o principal compromisso assumido pelos países participantes da Eco-92, a Agenda 21 desdobra-se em Agendas 21 nacionais, regionais, estaduais e locais. Seu slogan é: pense globalmente, aja localmente.

No próximo ano, a Agenda 21 deverá ser tema de nova conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio + 10, que será realizada na África do Sul. O Brasil deverá concluir a Agenda 21 nacional antes da realização da Rio + 10, segundo expectativa do MMA e da CPDS.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.