Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO INCENTIVA PROTEÇÃO DE CAVERNAS


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, ao participar da abertura do 13º Congresso Internacional de Espeleologia, que está sendo realizado em Brasília até o dia 22, anunciou que solicitou ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) a criação de um grupo de trabalho sobre o patrimônio espeleológico, que funcionará na Câmara Técnica de Unidades de Conservação e Demais Áreas Protegidas. Participam do encontro representantes de mais de 40 países.

Segundo o ministro, esta é uma reivindicação da comunidade espeleológica que quer rever a aplicação da Resolução nº 05 de 1987, que aprovou o Programa Nacional de Proteção ao Patrimônio Espeleológico. "Hoje dispomos de ampla legislação sobre o assunto, desde o dispositivo constitucional que garante as cavernas como propriedade da União, até normas federais, estaduais e municipais, protegendo esses sítios em todo o território nacional. Hoje qualquer atividade econômica potencialmente impactante e mesmo a exploração turística nas cavernas requer licenciamento ambiental para irem adiante", afirmou.

Sobre o Projeto de Lei de Proteção às Cavernas que está tramitando no Congresso, Sarney Filho ressaltou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está acompanhando a tramitação para que "tenha êxito todo o esforço da comunidade espeleológica dedicada, nesses 10 anos de intensa discussão, à melhor formatação desse importante instrumento legal", disse. Para o ministro, o Congresso será uma oportunidade de intercâmbio de informações e experiências, que permitirá o aprimoramento no olhar sobre as cavernas e toda a complexidade envolvida em seus processos ecológicos, econômicos e sociais.

A estimativa é de que 2.700 cavernas tenham sido cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, sendo este número em menos de 10% do total, informou o ministro. "O cenário de rara beleza encontrado em nossas cavernas, com grandiosos salões, cachoeiras de queda considerável, lagos profundos e enormes e diversificados espeleotemas, tem feito do Brasil um dos destinos mais procurados por expedições espeleológicas de todo o mundo", disse.

Quanto à riqueza biológica, Sarney Filho destacou que são mais de 600 espécies da fauna cavernícola classificadas, algumas endêmicas, ou seja, que só ocorrem naquele ecossistema. "Os vestígios de antigos povos deixados pelas pinturas rupestres, sepultamentos e restos de fogueiras, também fazem de nossas cavidades importantes sítios arqueológicos de interesse mundial".

Sarney Filho destacou ainda a criação pelo Ibama, em 1997, do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), que tem concentrado seus esforços na proteção das cavernas brasileiras contra depredação, o turismo mal planejado e os desmatamentos que modificam os cursos d’água formadores das cavernas. "Qualquer ação empreendida pelo Ministério procura estar sempre caracterizada pelos princípios da participação da sociedade e da descentralização das ações. Temos buscado incessantemente o diálogo com os setores produtivos, com as demais instâncias de governo e com a sociedade civil organizada, para tornar efetivas as ações de proteção ambiental e de disseminação de práticas sustentáveis. Nosso objetivo é que alcancemos formas cada vez mais inteligentes de uso dos recursos ambientais, de modo a não esgotá-los, perpetuando sua utilização," afirmou.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.