Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO QUER ACELERAR PROJETOS
QUE DIMINUAM O EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, defendeu ontem, durante o I Seminário do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que o Brasil deve sair à frente do Protocolo de Kyoto e apresentar projetos dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) que reduzam as emissões de carbono. "Acredito que o Protocolo de Kyoto é fundamental. No entanto, acho que devemos ultrapassar o Protocolo de Kyoto e avançar apresentando projetos dentro do MDL", disse.

O MDL propiciará a execução de projetos de redução de emissões em países em desenvolvimento, a serem financiados pelos países desenvolvidos. Sarney Filho ressaltou que o Fórum deve se voltar para as questões brasileiras internas de mitigação de carbono. "O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas deve se voltar não só para as relações com o Protocolo de Kyoto, mas para as nossas relações internas", afirmou o ministro.

O presidente Fernando Henrique Cardoso, que coordenou a reunião, ressaltou que o Brasil tem que se colocar na posição afirmativa de que é favorável à redução de emissão de gases que produzem o efeito estufa. "Vamos ajudar, mas precisamos ver como se faz um MDL. No caso do Brasil podemos atuar em termos práticos, por exemplo, no caso da crise de energia. Devemos incentivar fontes de energias não poluidoras, como a eólica. É preciso também conservar a energia e a água. A mentalidade conservacionista tem que ser difundida entre nós", afirmou.

O secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Fábio Feldman, disse que o objetivo do Fórum é conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima por gases do efeito estufa, bem como sobre o MDL.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.