Panorama
 
 
 

O FRIO NAS MONTANHAS DE CAMPOS DO JORDÃO:
UMA OPÇÃO PARA SUAS FÉRIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2001

José Jorge/SMA
Nestas férias, se a opção for curtir o frio de Campos do Jordão, não deixe de conhecer os parques da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O maior e mais antigo é o Parque Estadual de Campos do Jordão, com mais de oito mil hectares, criado em 1941. O Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão, implantado em 1993, tem a função de proteger as fontes de abastecimento de água do município.

O Parque Estadual do Campos do Jordão contribuiu para a preservação das florestas de araucária, que se concentram nos vales e encostas com maior umidade, compondo uma paisagem única. Mas, por toda a extensão do parque, o visitante poderá observar também o pinheiro brasileiro, ou pinheiro bravo, em cujos troncos se fixam diversas espécies de bromélias, orquídeas e musgos.

A fauna da região registra 178 espécies de aves catalogadas, que correspondem a 30% das aves existentes no Estado de São Paulo e 11% do Brasil, muitas das quais ameaçadas de extinção. Entre elas, o papagaio-de-peito-roxo, arapuçu-de-bico-torto e a gralha picaça, responsável pela disseminação de sementes de araucária.
Entre os mamíferos, o visitante encontrará com facilidade esquilos pelas trilhas, mas a mata também abriga a onça-parda, conhecida como suçuarana, o quati e o mono-carvoeiro, um primata incluído na lista dos animais ameaçados de extinção.

Essa unidade de conservação possui hospedaria, restaurante, centro de visitantes e loja, onde são vendidos artigos de artesanato típico da região, além de bonés e camisetas com o logotipo do parque.

Atrações

A exuberância da natureza, ainda preservada, é a grande atração do parque. Várias trilhas, devidamente sinalizadas, encontram-se à disposição dos visitantes:
Trilha do Rio Sapucaí: O percurso de 2.600 metros apresenta algumas dificuldades, mas a beleza do caminho, que passa por araucárias centenárias e pelas corredeiras do Rio Sapucaí, vale o esforço.
Trilha das Quatro Pontes: O percurso de um quilômetro, com reduzido grau de dificuldade, é ideal para crianças. Possui quatro pontes, sendo duas pênseis, que conferem à caminhada um ar de aventura.
Trilha do Monteiro Lobato: Esta pequena trilha, de apenas 250 m, também é indicada para crianças. Com referências à obra de Monteiro Lobato, o caminho acompanha o riacho das trutas.
Trilha dos Campos do Timoni: O caminho de 3 km passa em meio a uma mata fechada, área de campo e reflorestamento. Num dos trechos do percurso, o visitante pode apreciar a vista de uma belíssima mata de araucárias, compondo a paisagem com um rio de montanha.
Trilha da Cachoeira Celestina: São 8,5 km em desnível, percorrendo longos trechos de Mata Atlântica, araucárias e campos a 1.900 metros de altitude. A paisagem é de uma beleza indescritível, mas a trilha requer o acompanhamento de um guia por ser longa, selvagem e não possuir sinalização.
Trilha da Cachoeira: Com 4,6 km de extensão, esta trilha é bastante apreciada pelos visitantes. A principal atração é a Cachoeira da Galharada, à qual se chega caminhando pela margem do córrego de mesmo nome. A trilha passa pela estação do Instituto de Pesca, onde se criam trutas e salmões.

Um novo parque

O Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão foi criado em 1993, com o objetivo de proteger as cabeceiras do Córrego do Coutinho e do Ribeirão das Perdizes, que formam o Rio Sapucaí-Guaçu, afluente do Rio Grande. Com as águas dos dois rios foi construída, em 1940, a Represa do Salto, que hoje é responsável por 60% da água consumida na cidade.
A área desse parque é de 503 hectares e possui paisagem, flora e fauna semelhantes às do Parque Estadual de Campos do Jordão, que fica a 17 km de distância. A altitude dos morros varia de 1.640 a 1.886 m. A temperatura pode chegar a -5o C.
Em ambos os parques, o contato para informações e reservas pode ser feito pelos telefones (12) s263-3762 / 263-1977.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Reportagem: Cris Olivete

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.