Panorama
 
 
 

MUNICÍPIOS ASSINAM PROTOCOLO PARA CONTROLAR
FOGO NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, participou sexta-feira, em Tucuruí, (PA), da assinatura do primeiro protocolo regional sobre o fogo entre sete municípios da bacia do lago de Tucuruí. Durante solenidade denominada "Festa da Vida", o acordo foi assinado de maneira voluntária por representantes dos setores da sociedade dos sete municípios, incluindo associações, produtores rurais, sindicatos, prefeituras, madeireiros e ambientalistas. "Acordos como este sintetizam tudo o que o ministério tem tentado fazer, unindo o poder público, ONGs e a sociedade em torno do mesmo objetivo. Somente com a participação de todos conseguiremos alcançar nossos objetivos em prol da preservação do meio ambiente", afirmou Sarney Filho.

Neste protocolo consta uma série de compromissos que cada setor assume em relação ao uso, controle e limitação do fogo e de atividades a ele relacionadas. Trata-se de um programa promovido pela Cooperação Italiana e implementado por meio da coordenação da entidade Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, com mais de 70 parceiros locais em 24 municípios.

O protocolo, segundo os organizadores do evento, não tem valor legal e ninguém é multado ou punido por não cumprir as regras ali definidas.Além de tentar resolver a questão do fogo descontrolado, o acordo valoriza a cidadania e contribui para outras e mais avançadas formas de negociação dentro da sociedade local. Cada setor envolvido define compromissos viáveis e aceitos pelos outros participantes.

A idéia é começar por compromissos modestos, mas viáveis, de forma que o acordo, mesmo limitado, seja levado a sério, abrindo caminho para que sejam definidos objetivos maiores no futuro. "O protocolo é mais um acordo entre cavalheiros, serve para assumir um compromisso de honra frente à sociedade. Ninguém multa ninguém. É um projeto que aposta na capacidade da população", concluiu Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.