Panorama
 
 
 

NORDESTE GANHA NÚCLEOS DE LICENCIAMENTO
AMBIENTAL DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2001

Recife (PE) e Fortaleza (CE) serão as primeiras cidades do Nordeste a terem implantados os Núcleos de Licenciamento Ambientas Federal do Ibama. A iniciativa faz parte da determinação do presidente do Instituto, Hamilton casara, de agilizar e facilitar o acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental por parte dos empreendedores e da sociedade em todo o país. A primeira experiência de descentralização dos licenciamentos ambientais em âmbito regional foi testada com sucesso no Rio de Janeiro e será estendida aos demais estados. A criação dos dois núcleos para a região nordestina será formalizada durante a II Reunião do Conselho dos Gerentes Executivos do Ibama, que será realizada esta semana em Maceió (AL).

Hamilton Casara informou que o licenciamento requer dinamismo, estruturas ágeis e pessoal técnico especializado para que os processos entregues ao Ibama sejam analisados com eficiência e rapidez. Os técnicos responsáveis pelo licenciamento ambiental no Nordeste passarão esta semana por um treinamento em Brasília, quando serão atualizadas algumas normas e definidos novos procedimentos para a análise dos Estatutos de Impacto Ambiental (EIA), e dos Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA).

O presidente do Ibama disponibilizou R$ 1,8 milhão para a implantação de Núcleos de Licenciamento Ambiental nas capitais do Paraná, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Amazonas. O objetivo é que esses núcleos possam absorver toda a demanda por licenciamentos em suas respectivas regiões.

"Trata-se do fortalecimento institucional do Sistema de Licenciamento Ambiental Florestal", disse o coordenador geral de Licenciamento Ambiental do Ibama, Leozildo Benjamim. "Todas as capitais brasileiras terão seus núcleos de licenciamento ambiental coordenados por um centro especializado localizado em Brasília. Na prática, haverá descentralização total do setor de licenciamento, até então centralizadas em Brasília", concluiu.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.