Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO PEDE ADIAMENTO DA CONSTRUÇÃO DA USINA DE ANGRA III

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, pediu ontem o adiamento do início das obras de construção da usina nuclear de Angra III , no Rio de Janeiro. O pedido foi feito durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), realizada em Brasília. Segundo Sarney Filho, o importante é ampliar a discussão sobre o tema para que a sociedade civil possa dar sua opinião e a área ambiental do governo tenha tempo hábil para analisar os impactos ambientais e se pronunciar sobre esse assunto.

"A questão da produção de energia nuclear tem importantes relações com a área ambiental. Essa discussão não pode ficar só no âmbito de setores do governo federal, tem que ser ampliada para a sociedade porque tem fortes repercussões na área ambiental", destacou.

A intenção do ministro Sarney Filho é realizar audiências públicas e promover debates para que a sociedade participe cada vez mais dos processos de decisão e de elaboração das políticas ambientais. "Audiências públicas são um bom caminho e o ministério tem grande experiência nesse tipo de procedimento", acrescentou.

Sobre o prazo regimental para o pedido de vistas, o ministro disse que será acertado com o ministro das Minas e Energia, José Jorge.

Para Sarney Filho, a usina nuclear de Angra III não deve ter suas obras iniciadas antes de profundo estudo sobre impacto ambiental e amplo debate com a sociedade. "Este é um tema da maior gravidade, com repercussões seríssimas na área ambiental e é um dos assuntos mais sérios nesse início de milênio", concluiu.

Durante a reunião do CNPE, o ministro das Minas e Energia, José Jorge, disse acreditar que a proposta de construção da usina volte a ser analisada na próxima reunião do Conselho, marcada para setembro.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.