Panorama
 
 
 

IBAMA TEM PROGRAMA PARA CONTROLE DE MERCÚRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2001

O presidente do Ibama, Hamilton Casara, lançou o Programa de Mercúrio (Promer), criado para garantir o controle e monitoramento deste metal na Amazônia Legal e no Pantanal. O mercúrio tem toxicidade comprovada.

Elaborado pela Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama em parceria com o CNPq e pesquisadores brasileiros, o programa trará grandes benefícios às áreas atingidas pelo metal. Os problemas associados à contaminação por metais pesados, como o mercúrio, têm recebido destaque especial em vários países, independentemente do seu grau de desenvolvimento.

O presidente do Ibama explicou que o mercúrio tem alta mobilidade nos reservatórios dos planeta, e sua toxicidade pode ficar por até dois anos na atmosfera. "Por isso o metal está incluído no rol das substâncias tóxicas persistentes e é monitorado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)", destacou Casara.

O diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Instituto, Donizetti Aurélio do Carmo, informou que os Estados Unidos, Canadá e México, países integrantes da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), estão desenvolvendo programa semelhante ao Promer, por considerarem a contaminação pelo mercúrio um problema mundial. No Brasil, o controle ambiental está sob a responsabilidade dos governos estaduais, que ainda não contam com um programa nacional de monitoramento de poluentes. De acordo com Donizetti Aurélio, o Promer vai cooperar com o setor responsável ao promover o monitoramento do metal na região amazônica.

O Promer será desenvolvido em laboratórios de Cuiabá, Porto Velho, Manaus, Santarém e Belém (PA), com apoio dos laboratórios de referência em mercúrio da Universidade de Brasília, Universidade de Campinas e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.