Panorama
 
 
 

PEQUENO PROPRIETÁRIO DA AMAZÔNIA
RECEBE ESTÍMULO PARA NÃO DESMATAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2001

Com o objetivo de conter o desmatamento e estimular cerca de 40 mil famílias de pequenos proprietários rurais da Amazônia a utilizar os recursos florestais de maneira racional, o presidente do Ibama, Hamilton Casara, assinou a Instrução Normativa 15, que facilita o acesso aos Planos de Manejo Florestal Sustentável Individual e Comunitário.

A nova legislação desburocratiza e reduz o prazo para a liberação dos documentos que legalizam a exploração de produtos madeireiros, castanhas , óleos, fibras e frutos entre outros.

Cada proprietário terá a autorização para extrair até 20 metros cúbicos de madeira por hectare. No caso dos não madeireiros, as quantidades serão definidas em função do potencial de exploração da propriedade. Na modalidade comunitária, os planos de manejo dispensarão a apresentação do título de propriedade de terra, facilitando o acesso aos recursos florestais através das associações. Um dos maiores beneficiários das novas regras de manejo comunitário será o grupo de assentados do programa de reforma agrária.
Os impactos imediatos da Instrução Normativa serão a valorização econômica dos produtos extraídos da floresta, a desconcentração da extração madeireira e a diminuição do desmatamento.

"Com a extração feita com base no manejo sustentável, os produtos (madeireiros ou não) terão maior valor no mercado", destacou Randolf Zachow, chefe do Departamento de Recursos Florestais do Ibama. "Serão produtos legalizados e extraídos sem causar prejuízos à floresta.Com isso, o valor de uma tora, por exemplo, será multiplicado, gerando mais lucros com menos desmatamentos", acrescentou.

Segundo Randolf Zachow, as novas regras irão gerar uma verdadeira transformação entre os pequenos produtores rurais. "Quando o pequeno produtor florestal perceber que a floresta de pé vale mais, ele mudará a mentalidade e o desmatamento deixará de ser a opção da Amazônia", concluiu.


Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.