Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO PARTICIPA DE FÓRUM DE MINISTROS NA ESPANHA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2001

A redução da camada de ozônio na atmosfera e a aceleração dos processos de desertificação e erosão serão temas de debates durante o I Fórum Ibero-americano de Ministros de Meio Ambiente, que acontecerá na Espanha. O evento começa no próximo dia 20, na cidade de La Toja, com a participação de ministros de Meio Ambiente de diversos países. O ministro José Sarney Filho estará presente.

Até o dia 22, os ministros estarão discutindo questões relacionadas às mudanças climáticas, fenômenos como o El Niño, pragas e epidemias.Os países ibero-americanos apresentarão experiências bem sucedidas na área ambiental.

O Fórum, que reunirá representantes de países europeus e latino-americanos, irá avaliar os danos causados ao meio ambiente pelas recentes modificações no clima, resultantes da aceleração do aquecimento da atmosfera. Serão analisados também temas relacionados às emissões de gases ácidos, que vêm destruindo gradualmente a cobertura vegetal.

O documento de trabalho em pauta no evento vai abordar as catástrofes naturais e seus resultados no meio ambiente. O objetivo é analisar as experiências bem-sucedidas nos diversos países, no sentido de reduzir os efeitos nocivos à atmosfera. Um dos desafios propostos é investir em novas alternativas que poderiam contribuir para a redução dos níveis de emissão dos gases poluentes, por meio da melhoria das tecnologias utilizadas pelas indústrias.

Outra preocupação está relacionada às medidas que os países ibero-americanos vêm tomando para combater à desertificação e à erosão, como o reflorestamento e a manutenção da cobertura vegetal. Nos debates, estarão também em discussão providências em relação à redução da camada de ozônio, além do compromisso firmado no Protocolo de Montreal, na década de 80, no sentido de abolir os gases tóxicos, como o CFC (cloro, flúor e carboneto).

O Fórum de Ministros vai abordar ainda a gestão dos recursos hídricos e a sua adequada utilização. A discussão sobre este tema teve início em 1977, em Mar Del Plata, na Argentina, e foi consolidada na Conferência Rio 92, no capítulo 18 da Agenda 21, no Rio de Janeiro. O objetivo é garantir à população água potável de qualidade e um sistema de saneamento eficaz.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.