Panorama
 
 
 

COMISSÃO NACIONAL DE PROFESSORES INDÍGENAS
TOMA POSSE NO MEC

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) Brasil
Outubro de 2001

O Ministro da Educação, Paulo Renato, empossou, na quarta-feira, 26 de setembro, na sede do MEC em Brasília, a Comissão Nacional de Professores Indígenas.

Iniciativa inédita, a função da Comissão será criar, propor e encaminhar normas e procedimentos relacionados à implantação de políticas públicas dirigidas à Educação Indígena no Brasil. Irá discutir também os procedimentos que anteriormente eram de responsabilidade de um Comitê interinstitucional, formado por povos indígenas e com representações não-indígenas como a Funai, as secretarias estaduais e municipais de educação, universidades, ONGs, lingüistas, antropólogos, o Conselho de Educação e o próprio MEC.

Constituída por 13 representantes indígenas regionais (sete do Norte, três do Nordeste, três do Centro-oeste, um do Sudeste e dois do Sul) e seus respectivos suplentes, a Comissão fez sua primeira reunião na tarde daquele mesmo dia. Vale lembrar, que entre eles estão representantes indígenas de dois projetos do ISA (Xingu e Rio Negro): Korotowê Tafarel Ikpeng, professor do Parque Indígena do Xingu e Higino Tenório Tuyuka, professor no rio Tiquié, alto Rio Negro.

Na cerimônia, que também lançou oficialmente o kit “Índios no Brasil”, produzido para o programa de Ensino à Distância do MEC, estavam presentes dona Ruth Cardoso, representando o Comunidade Solidária, o Ministro da Justiça, José Gregori, o Secretário de Ensino à Distância, Pedro Paulo Popovic, Marcos Terena representando o Ministério da Cultura, Glênio Alvarez, presidente da Funai, Iara Prado, secretária do Ensino Fundamental, Débora Duprat, da Procuradoria Geral da República, Euclides Macuxi, presidente da Coiab (Coordenação das Organização Indígenas da Amazônia Brasileira). A professora Francisca Pareci representou a recém-lançada Comissão Indígena, cuja presidente é Iara Prado.

A agenda e a forma de desenvolvimento dos trabalhos da Comissão daqui em diante ainda não estão definidas.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Marina Kahn)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.