Panorama
 
 
 

EMPRESÁRIOS DISCUTEM PROPOSTAS PARA A RIO+10


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2001

O vice-presidente, Marco Maciel, participa hoje, no Rio de Janeiro, da abertura do Foro Internacional Rio+10: Onde estamos, para onde vamos, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro, e que contará com a participação de empresários brasileiros e latino-americanos. O evento tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Comissão Econômica para a América Latina e Caribe e Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Esta reunião é preparatória para a XIII Reunião do Foro de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, que será realizada, também no Rio de Janeiro, de domingo (21/10) a quarta-feira (25/10).

Ainda no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de outubro, será realizada a reunião preparatória da América Latina e Caribe para a Rio+10, encontro internacional que acontecerá em setembro de 2002, na África do Sul. Para as duas reuniões do Rio de Janeiro já confirmaram presença ministros de Meio Ambiente de 36 países da região, além de observadores da Europa e América do Norte.

Empresários - O encontro de empresários será realizado no teatro Sesi/Firjan e estarão presentes executivos dos principais grupos empresariais brasileiros e latino-americanos, além de representantes de governos, líderes políticos, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais.

Um dos principais objetivos é obter, nos dois dias de debates, uma posição do setor produtivo da América Latina para levar à reunião de Cúpula de Johannesburgo, a Rio+10, que será realizada em setembro de 2002. Segundo o diretor regional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Ricardo Sanchez Sosa, o seminário é importante em função do papel preponderante da iniciativa privada no manejo e conservação ambiental. Ele destaca que, com a utilização de práticas produtivas mais limpas, a indústria pode reduzir os custos de produção, melhorar a eficiência na utilização de insumos e reduzir os impactos no meio ambiente.

Amanhã será é a vez das Redes de Organismos Não Governamentais (ONGs) da América Latina e Caribe começarem a debater suas propostas para o Fórum de Ministros e para a Rio+10. Entre os objetivos do encontro estão a melhoria da articulação e o nível de influência da sociedade civil na América Latina e Caribe em políticas públicas para o desenvolvimento sustentável em nível nacional, regional e global.

Espera-se também estabelecer uma agenda comum entre as redes nacionais e regionais; acertar uma agenda compartilhada e definir ações prioritárias para a Rio+10, que será realizada em Johannesburgo, em 2002. As ONGs deverão, ainda, elaborar um documento de posicionamento conjunto para apresentar na reunião preparatória dos governos da região para a Rio+10 e definir um documento conjunto com uma Agenda e Estratégias das ONGs e dos principais grupos da região para a implantação do desenvolvimento sustentável.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.