Panorama
 
 
 

ONGs ELOGIAM SARNEY FILHO


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2001

Representantes do Fórum Brasileiro de Organismos Não-Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento parabenizaram o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, pelo discurso feito na abertura do 13º Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe. No discurso, Sarney Filho criticou os países desenvolvidos pela falta de cumprimento dos compromissos assumidos durante a Eco-92, incluindo a redução da pobreza por meio da transferência de tecnologia e abertura de mercados.

Representando a WWF, Analuce Freitas disse que o discurso acentuou os principais pontos destacados pelas ONGs durante a reunião das Redes de Organizações Não-Governamentais da América Latina e Caribe, no último final de semana, também no Rio de Janeiro. "Para as ONGs, foi importante o ministro ter afirmado que o sucesso da Rio+10, reunião mundial que acontecerá na África do Sul em 2002, dependerá da participação efetiva dos Estados Unidos e demais países industrializados", disse Analuce Freitas.

Sarney Filho destacou que ONGs e governo atuam hoje em conjunto porque ambos têm o mesmo objetivo: a preservação do meio ambiente. "A defesa do meio ambiente não depende apenas de governo, mas de ações que envolvam todos os segmentos da sociedade", prosseguiu o ministro.

Renato Cunha, do Fórum Brasileiro de ONGs, agradeceu ao ministro por ter enfatizado a necessidade de se criar acordos multilaterais. "Harmonizar os condicionantes ambientais de nossos processos produtivos não implica ônus, mas capacita-nos a superar as barreiras não tarifárias de conteúdo ambiental que tanto têm perturbado nossas transações comerciais, impedindo-nos de ocupar melhor espaço no mercado internacional", ressaltou Sarney Filho em seu discurso.

Os representantes das ONGs elogiaram também a atuação de Sarney Filho nos assuntos relativos ao Código Florestal, a ser votado brevemente em plenário na Câmara dos Deputados. O ministro defende a manutenção das propostas encaminhadas ao Congresso pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que são contestadas pelos ruralistas. A intenção é garantir a manutenção da proposta que assegura, como reserva legal, extensão equivalente a 35% da propriedade em área de cerrado na Amazônia e em 80% da propriedade em área de floresta amazônica. Os ruralistas querem reduzir estes percentuais. Referindo-se à construção da usina nuclear de Angra III, Renato Cunha solicitou ao ministro que a sociedade civil tenha maior participação quando o tema estiver sendo discutido no âmbito do Conama. "Acreditamos que questões relacionadas à geração de energia devam ser precedidas de ampla discussão nacional", disse Renato Cunha.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.