Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO APONTA MELHORIAS NA BACIA DA BAÍA DE GUANABARA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Novembro de 2001

Dois anos após o derramamento de óleo da Petrobras na Bacia da Baía de Guanabara, o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, disse que registrou-se avanços na questão ambiental da Baía. "O acidente foi lamentável sob todos os aspectos. No entanto, é preciso destacar que a Petrobras recebeu a maior multa da história do Brasil em meio ambiente, R$ 50 milhões. Outro ponto importante foi a mobilização da sociedade do Rio de Janeiro, organizações não-governamentais, escolas, entidades, governos e prefeituras, o que gerou um engajamento em relação ao desenvolvimento sustentável", destacou.

Entre as ações relevantes no processo de recuperação da Baía de Guanabara, Sarney Filho apontou os programas de Educação Ambiental, com o Movimento dos Protetores da Vida, na Baía e de repovoamento dos manguezais. Somente no município de Magé estão sendo replantados 15 hectares de mangue. Em relação a melhorias no sistema de destino final de resíduos sólidos, com o consórcio de municípios, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, algumas cidades, como Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, conforme levantamento do Ibama do Rio de Janeiro, deverão concluir seus projetos em janeiro de 2002. Outras, como Nova Iguaçu, Belford Roxo e Guapimirim, estão com os processos de licenciamento em andamento na Feema.

O Ministério do Meio Ambiente, ressaltou Sarney Filho, investiu ainda em ações preventivas na Baía de Guanabara. Além da fiscalização dos dutos, com a contratação de uma firma pela Petrobras, por determinação do Ministério, a expectativa é de que até meados do ano que vem, entre em operação um sistema que vai possibilitar ao Ibama ter conhecimento de qualquer derramamento de óleo em mar, não só na Baía, mas em todo país.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.