Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO RECEBE RELATÓRIO SOBRE TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Novembro de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, recebeu ontem o 1º Relatório Nacional Sobre o Tráfico da Fauna Silvestre, elaborado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). De acordo com o relatório, o comércio ilegal de animais silvestres movimenta, no Brasil, cerca de US$ 1 bilhão ao ano. Sarney Filho informou que o governo está tomando medidas enérgicas para combater o tráfico, fortalecendo a fiscalização do Ibama e aumentando a cooperação com a Polícia Federal e com os órgãos ambientais dos estados. "Esse relatório será um instrumento de trabalho para o governo federal. Nós iremos continuar a ação conjunta no sentido coibir cada vez mais o tráfico de animais", disse o ministro.

Sarney Filho informou que o combate ao tráfico foi intensificado nos últimos dois anos. Em 2001, sete grandes operações de fiscalização foram concluídas e outras seis estão em andamento. Para dificultar as ações dos traficantes, o Ibama está realizando mapeamento georreferenciado dos principais locais de captura, além de intensificar a fiscalização. O resultado é um menor número de animais apreendidos, pois o tráfico está sendo coibido em seu estágio inicial. Enquanto em 2000 foram apreendidos 61.182 animais, em 2001 o número caiu para 34.306.

Segundo o coordenador da Renctas, Dener Giovaninni, espera-se que o relatório sirva como instrumento auxiliar para órgãos de fiscalização ambiental dos governos estaduais e federal aperfeiçoarem suas estratégias do combate ao tráfico de animais silvestres.

O presidente do Ibama, Hamilton Casara, explicou que o Instituto está concluindo um programa piloto de combate ao tráfico no Norte e Noroeste de Minas Gerais, apontado como um dos principais pontos de coleta ilegal de pássaros do país. Na região, com 100 mil km2, foram identificados ninhais e aumentada a fiscalização, evitando a retirada dos pássaros do meio ambiente.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.