Panorama
 
 
 

CONSELHOS DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO FORMAM COMISSÃO PARA DISCUTIR A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2001

A reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizada no dia 12 de dezembro, contou pela primeira vez com a participação de membros dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos - CRH e de Saneamento - CONESAN. O resultado, que terá importantes desdobramentos ambientais, foi a formação de uma comissão mista com representantes dos três conselhos para analisar os três projetos de lei em tramitação na Assembléia Legislativa que tratam da Política Estadual para Gestão de Resíduos Sólidos.

Além da análise desses projetos, os integrantes da comissão acompanharão também as discussões que acontecem em âmbito federal sobre a mesma matéria. Posteriormente, elaborarão uma síntese dos projetos para apresentação em plenário, subsidiando os conselheiros para que possam chegar a um consenso técnico e político aprovando uma proposta única e aperfeiçoada de política pública sobre a questão de resíduos sólidos.

Foi a primeira vez que os três conselhos estaduais se encontraram para tratar de um assunto tão sério, com uma forte inserção na questão ambiental, que é o aumento da quantidade dos resíduos sólidos gerados no Estado de São Paulo. O problema foi detectado especialmente por meio dos dados do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos elaborado pela CETESB, apontando que a produção de resíduos do Estado supera a marca de 20 mil toneladas diárias, sendo que dos 645 municípios paulistas, 494 fazem a destinação a céu aberto, 143 possuem aterros sanitários e apenas 23 possuem usinas de compostagem.

"Esta reunião, inédita, ganha uma importância especial na medida em que conseguimos juntar os três conselhos para buscar a uniformização de uma política pública sobre resíduos sólidos no Estado", afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli. Também esteve presente o secretário-adjunto de Recursos Hídricos, Rui Brasil, representando o secretário Mendes Thame e presidente do CRH e CONESAM.

Os projetos de lei em tramitação no legislativo paulista são o 1000 proposto pelo deputado Luiz Carlos Gondin, o substitutivo ao 1000, do deputado Jorge Caruso, e o 817 do deputado José de Felipe. Segundo avaliação dos membros do CONESAM, trazem inovações importantes para a gestão de resíduos sólidos como a responsabilização pós-consumo, o direito do consumidor à informação, reciclagem e educação ambiental, entre outros. As propostas, no entanto, não estão referenciados nos princípios e conceitos dispostos na Lei nº 7.1000, que estabelece a Política Estadual de Saneamento e que deve nortear a gestão dos resíduos sólidos e a sua operacionalização.

Em âmbito federal, as propostas que estão em discussão na Comissão Especial da Câmara dos Deputados - que tem como presidente o deputado José Índio e como relator o deputado Émerson Kapaz - tratam com destaque a questão dos catadores que reinvidicam o reconhecimento da atividade, reivindicando participação efetiva no processo de coleta, triagem e reciclagem dos resíduos. Está sendo proposta a criação de empresa exclusivamente recicladora, com tratamento institucional diferenciado para viabilizá-la economicamente, inclusive por meio de incentivos e subsíduos fiscais.

O relatório preliminar desta Comissão Especial, que deverá ser levado em consideração pelos integrantes da Comissão Mista formada na reunião do CONSEMA, estabelece que a Política Nacional de Resíduos Sólidos deverá ser desenvolvida em consonância com as políticas nacionais de meio ambiente, recursos hídricos, saneamento básico, urbana, educação, agrícola, de ação social e de saúde pública.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Reportagem: Renato Alonso

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.