Panorama
 
 
 

GOVERNO PROPÕE RESOLVER DEFINITIVAMENTE O PROBLEMA DA OCUPAÇÃO IRREGULAR E PRESERVAR OS MANANCIAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2001

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, anunciaram no dia 26 de agosto passado, às margens da Represa do Guarapiranga, a alteração do artigo 53 do Regulamento da Legislação de Proteção aos Mananciais, que permitirá a regularização de imóveis na região das sub-bacias da Billings, Alto Tietê Cabeceiras, Cantareira e Guarapiranga.

O Projeto de Lei - a ser enviado pelo governador à Assembléia Legislativa - resolve o grande problema premente de preservar e recuperar as áreas verdes existentes na região dos mananciais e propõe uma solução para a regularização das edificações residenciais, comerciais e industriais, envolvendo cerca de 1,6 milhão de pessoas.

O projeto permitirá que as edificações irregulares passem a ter condições de atender aos parâmetros urbanísticos da Lei 1.172/76, pela vinculação de áreas verdes, não contíguas.

Atualmente, só há possibilidade de regularização com áreas contíguas. Pela proposta, a área deve estar localizada na mesma sub-bacia hidrográfica. Para o governador Geraldo Alckmin, trata-se de "compatibilizar a defesa do meio ambiente com o desenvolvimento social e econômico". Segundo o secretário Ricardo Tripoli, a forma atual de ocupação irregular é extremamente danosa para as águas das sub-bacias, que abastecem mais de 17 milhões de pessoas, o que justifica plenamente o projeto proposto.

A Área de Proteção aos Mananciais corresponde a 25 municípios que estão total ou parcialmente inseridos nessas áreas. São 4.279 quilômetros quadrados de extensão - equivalente a quase dez vezes a área de uma capital como Florianópolis - e que compõem 53% da Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.