Panorama
 
 
 

IBAMA APREENDE 616 AVES NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Dezembro de 2001

O Ibama e a Polícia Ambiental apreenderam 616 aves em uma residência no município de São Manoel, a 20 quilômetros de Bauru, na maior apreensão de aves já realizada no interior de São Paulo. Desse total, 11 estavam mortas. De acordo com a chefe do escritório do Ibama em Bauru, Lélia Lourenço Pinto, um senhor de meia idade e de classe média alta é o responsável pelos animais.

O Ibama aplicou multa de R$ 420 mil (R$ 700 por cada ave) e o responsávelsenhor foi enquadrado na Lei de Crimes Ambientais, pelo qual responderá a processo penal. Na operação foram apreendidos 513 canários da terra, 71 azulões, seis trinca-ferros (picharros), três sabiás de coleira, um sabiá de bico amarelo, dois sabiás laranjeira, três curiós, um sangrinho, um pintassilgo, um papagaio, três perdizes e um sabiá jovem, além de 11 canários da terra mortos.

"Depois de apreendermos uma grande quantidade de aves no interior da casa, recebemos outra denúncia de que deveríamos olhar no forro da casa. Voltamos e encontramos centenas de animais sob um calor intenso. O ambiente era fétido e os bebedouros estavam com água suja e escura. Lá havia uma gaiola de 1 metro por 40 centímetros onde havia 243 canários, muitos deles já mortos", informou Lélia. As aves foram encaminhadas para o Zoológico de Bauru, onde ficarão até que o Ibama determine os locais de soltura.

Segundo a chefe do Ibama em Bauru, o responsável pelos pássaros pertence à Associação de Criadores de Pássaros Silvestres de Botucatu. Somente duas aves foram encontradas com anilhas, que indica que o animal nasceu em cativeiro. Lélia explicou que as anilhas possuem tamanhos específicos para cada espécie e só entram nas aves recém nascidas. Os traficantes fazem adulterações para burlar a fiscalização, colocando anilhas de espécies maiores ou soldando anilhas em animais adultos. Muitas aves morrem durante as tentativas.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.