Panorama
 
 
 

PESQUISADORES VÃO AO LITORAL DO MARANHÃO ESTUDAR AVES MIGRATÓRIAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Dezembro de 2001

Pesquisadores ligados ao Centro de Estudos Para a Conservação das Aves Silvestres - Cemave/Ibama partem hoje para uma expedição científica durante nove dias nas Reentrâncias Maranhenses, no litoral do Maranhão. O objetivo é monitorar aves migratórias que se deslocam anualmente entre os hemisférios norte e sul em busca de locais para a reprodução e alimentação.

Excelentes indicadores de qualidade ambiental, espécies de aves migratórias como maçaricos e batuíras sofrem com a ameaça de extinção em escala global. Além de possibilitar a coleta de dados sobre as aves, a expedição servirá para levantar propostas de ações de manejo e conservação das Reentrâncias Maranhenses, área de proteção ambiental conhecida internacionalmente por sua importância para 23 espécies de aves migratórias.

Os estudos que serão feitos durante a expedição financiada pelo Ibama fazem parte de um projeto de cooperação internacional que envolve ainda pesquisadores do Canadá, Estados Unidos e Argentina. "Qualquer esforço de conservação das aves migratórias deve ser feito de modo integrado, em cooperação com os países que compoõem a rota migratória", diz a bióloga Inês de Lima S.do Nascimento, coordenadora da expedição.

Ela explica que as aves utilizam uma rota que parte do Ártico e vai até a Patagônia, incluindo no percurso Chile e Brasil. Com a continuação sistemática das pesquisas, é possível diagnosticar qual é o estado de conservação dos ecossistemas pelos quais elas passam.

Em alguns pontos de parada de aves, ao longo da rota migratória, equipes de pesquisadores participam do esforço cooperativo integrado por meio de rádio transmissores. Dessa maneira, as aves podem ser acompanhadas durante os deslocamentos. Coletam-se também dados biológicos sobre mudanças de penas, hábitos alimentares e material para análise e determinação da presença de vírus e bactérias que podem ser dispersas em âmbito hemisférico.

Em maio deste ano, uma das aves capturadas e marcadas no Maranhão foi recapturada na baía de Delaware, na costa oeste dos Estados Unidos, onze dias depois de sua partida. "Além de nos informar sobre o deslocamento das aves, os estudos nos levam a compreender melhor as estratégias usadas por elas nas áreas de alimentação e descanso. Esse trabalho também possibilita o levantamento de informações que vão respaldar os governos dos países envolvidos na criação de áreas protegidas que servem à fauna, à flora e, principalmente, ao homem", afirma Inês de Lima.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.