Panorama
 
 
 

PLANTE UM LIVRO NA SUA ESTANTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2001

Conheça alguns títulos literários que estão relacionados com ecologia, preservação e conhecimento do meio ambiente. Páginas que trazem histórias, pesquisas, estudos e fatos que estão tornado este assunto conhecido e divulgado por vários veículos de comunicação. Numa época em que agressões ao meio ambiente torna-se crime, em que o ecoturismo no Brasil mostra-se cada vez mais forte, as prateleiras das livrarias se enchem de títulos a respeito do assunto. Veja algum desses exemplos.

Título: Via Láctea - Pelos Caminhos de Santiago de Compostela
Autor: Guy Veloso
Editora: Conrad
- Imagine a aventura: percorrer a pé e sozinho 800 quilômetros de uma rota medieval no norte da Espanha?
Via Láctea, 190 páginas, conta essa história com todos os detalhes, mostrando as transformações interiores que passam os modernos peregrinos nesta antiga e famosa rota.
Lançado na 16ª Bienal do Livro de São Paulo, é o primeiro recomendado pela Associação Brasileira de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, além de ser o único livro no Brasil ricamente ilustrado com fotos do Caminho.

Título: Guia Cultural da Bahia - Litoral Sul
Autor: Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia
- "A cultura é, antes de mais nada, um patrimônio coletivo, comum a todos os cidadãos".
Este Guia Cultural é parte integrante do I Censo Cultural da Bahia, que o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e Turismo, realiza pela primeira vez, em seus 415 municípios e mais de 500 mil km quadrados, divididos em 15 regiões, segundo a divisão econômica do Estado. Neste volume, todos os municípios do litoral sul da Bahia foram mapeados de forma à fornecer mais que um simples registro de bens físicos de natureza ou interesse cultural.

Título: Peixes Marinhos do Brasil - Guia Prático de identificação
Autor: Marcelo Szpilman
Editora: Instituto Ecológico Aqualung
- Na maioria das vezes, sempre que nos deparamos com peixes coloridos e exóticos, sejam em fotos ou in loco, bate aquela curiosidade: que peixe é esse? Qual o nome dele? Para acabar com essas dúvidas, voltado para todos que gostam e têm relação com o mar, foi lançado Peixes Marinhos do Brasil, do biólogo marinho e diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Marcelo Szpilman. O livro é o mais completo e atual guia para identificação dos peixes observados ou capturados ao longo do extenso litoral brasileiro, com 203 ilustrações em cores e 220 em preto e branco.
Prático e objetivo, ele foi planejado e editado para identificar os peixes da costa brasileira. Traz catalogados 147 famílias, 429 gêneros e 844 espécies. Estão apresentadas as mais importantes e conhecidas espécies nas áreas da pesca comercial, oceânica, submarina e aquariofilia. São mais de 200 espécies identificadas através de ilustrações originais em cores, com nomes científicos e vulgares em português, inglês, espanhol e francês, e detalhes sobre suas características, coloração, medidas (com os recordes brasileiros e mundiais de pesca), ocorrência, hábitos, habitat, comportamentos, formas de captura e status de ameaça de extinção.
Apesar de utilizar termos técnicos, o autor deu tratamento mais leigo e cotidiano ao texto, atendendo aos mais diversos interessados - pescadores de todas as modalidades, mergulhadores, aquariofilistas e, é claro, biólogos e oceanógrafos.
Ao longo do livro encontram-se noções básicas de biologia marinha, oceanografia e pesca, informações gerais e curiosidades sobre cações, raias e peixes ósseos.

Título: Povos Indígenas no Brasil - 1996/2000
Autor: Carlos A. Ricardo
- Panorama abrangente e comentado das políticas indígenas e indigenistas no período de 1996 a 2000. 832 páginas, 81 artigos, 1713 notícias resumidas, 27 mapas, 270 fotos e mais documentos avulsos, grafismo e quadros. Capítulos temáticos e por região. Capítulo especial com narrativas indígenas, a propósito dos "500 anos do Brasil."

Título: Matas Ciliares - Conservação e Recuperação
Editora: Edusp/Estação Ciência/Imprensa Oficial
- Este livro reúne o conhecimento de especialistas das mais diversas áreas que trabalham com Florestas Ciliares. Organizado em 15 capítulos, dedica-se, nos capítulos iniciais à apresentação do conhecimento acumulado nas mais diversas áreas - geomorfologia, solos, hidrologia, vegetação e fauna - e nos capítulos finais a uma aplicação desse conhecimento, como referencial teórico e metodológico para a adequação das ações referentes a essa formação.

Título: Educação Ambiental - Princípios e Práticas
Autor: Genebaldo Freire Dias
Editora: Gaia
- Sabemos que a maioria de nossos problemas ambientais têm suas raízes em fatores sócio-econômicos, políticos e culturais e que não podem ser previstos ou resolvidos por meios puramente tecnológicos.
Este livro reúne as informações básicas conceituais sobre a Educação Ambiental, sugere mais de 100 atividades para sua prática e fornece subsídios para a aplicação dos conhecimentos sobre o assunto.

Título: Aves no Campus
Autor: Elizabeth Holfling e Hélio F. de Almeida Camargo
Editora: Edusp/Estação Ciência/Imprensa Oficial
- Este guia de campo para o reconhecimento das aves da cidade Universidade de São Paulo, reunindo informações sobre vários aspectos da biologia das cento e quarenta e três espécies que compõe a avifauna local. Uma vez que a maioria dessas espécies são comuns em áreas urbanas da região sudeste do Brasil, o livro poderá ser útil em outras cidades brasileiras.


Título: Projetos Para Um Planeta Saudável: Experimentos Ambientais Simples Para Crianças
Autor: Shar Leine e Allison Grafton
Editora: Augustus
- O livro traz atividades simples e divertidas, para que as crianças desenvolvam compreensão e respeito pelo meio ambiente. Problemas como a poluição, vazamento de óleo, e a destruição da camada de ozônio, são discutidos de maneira simples, e são propostas brincadeiras que colocam as crianças em contato com estes problemas, aprendendo a evitá-los. O livro ensina a fazer papel reciclado, construir estufas entre outras coisas e foi desenvolvido pela Einstein's: The Science Centre (loja de brinquedos educativos e científicos em Vancouver, Canadá)

Título: A Terra em Balanço
Autor: Albert Gore
Editora: Augustus
- Segundo suas próprias palavras, Al Gore dedicou-se, durante grande parte da sua vida, ao estudo dos problemas do meio ambiente e das catastróficas conseqüências da ação do homem sobre a Terra. Em tom sério e ponderado, sem intenção de causar pânico, analisa todos os aspectos da agressão humana ao meio ambiente. Baseado em suas próprias observações, feitas em viagens por todos os continentes, e em estudos comparativos da situação global do mundo moderno dos primórdios da civilização.

Título: Primatas do Brasil
Autor: Paulo Auricchio
Editora: Terra Brasilis
- Conhecer a natureza, é a estratégia mais apropriada para preservá-la. Os primatas são um elo muito importante na intricada rede de relações entre seres da natureza e o meio ambiente. A divulgação destes animais é imprescindível, para que conhecendo-os possamos conviver em harmonia.

Título: Um Andarilho das Américas
Autor: Luiz Bernardo Pericás
Editora: Elevação
- Mochila nas costas e pouco dinheiro no bolso. Este livro é um relato sobre as desventuras de Pericás, 31 anos, pelas Américas entre 1995 e 1998. Disposto a recolher material para este livro, o autor passou por inúmeros contratempos, percorrendo os mais diferentes caminhos fora dos mapas turísticos.

Título: Ecologia - Um Guia de Bolso
Autor: Ernest Callenbach
Editora: Fundação Peirópolis

- Sessenta verbetes com princípios ecológicos básicos e linguagem coloquial na ordem que quiser, para obter acesso ã nova forma de pensar que cientistas, ambientalistas, políticos, autoridades governamentais, homens e mulheres de negócios e cidadãos estão usando em sua busca de futuro que ofereça equilíbrio e harmonia para todos nós.

Título: População e Meio Ambiente - Debates e Desafios
Autor: Haroldo Torres e Heloisa Costa
Editora: Senac

- Os temas estão nas manchetes de todos os jornais. Escassez de recursos hídricos, crescimento desordenado da população em regiões de mananciais, acidentes químicos provocados por indústrias, explosão demográfica, degradação ambiental. Essas e outras questões atuais estão no livro População e Meio Ambiente - Debates e Desafios.
Trata-se de uma coletânea de estudos que oferece um conjunto de reflexões sobre as relações entre população e natureza, no Brasil. Participam dela pesquisadores do Grupo de Trabalho em População e Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Com 20 anos de existência, a ABEP é uma associação científica voltada para a pesquisa e o ensino dos temas relacionados à dinâmica demográfica. Reúne mais de quinhentos professores e pesquisadores nas áreas de demografia, sociologia, economia, estatística, geografia, epidemiologia, antropologia, história e outras.
O livro tem o formato de 16x23cm e 352 páginas.

Título: Brasil: Singular Plural
Autor: Manoel Carlos Jr.
Editora: DBA

Um país tão distinto e tão parecido ao mesmo tempo, esta é a visão do livro. O livro nasceu do projeto "Brasil 2000 - 500 anos em 500 dias", realizado pelo fotógrafo Canário Caliari e o geógrafo Sérgio Rondelli, patrocinado pelo Banco do Brasil. O projeto teve início em 1998 no Chuí e foi concluído 500 dias depois em 22 de abril de 2000, em Porto Seguro, na Bahia.
Com 143 páginas no formato 28,5x28,5cm.

Título: Ecopolítica Internacional
Autor: Philippe Le Preste
Editora: Senac

Propõe uma reflexão, de âmbito mundial, das relações políticas na realidade de proteção do meio ambiente e de seus recursos. "A política internacional do meio ambiente tem sido o domínio da hipérbole, da emoção, da falta de rigor intelectual e de convicções, que substituem as demonstrações. As obras que tratam do assunto pintam um quadro sombrio seguido de um apelo às armas", ressalta Le Preste complementando que o meio ambiente, é mais do que a natureza. É também uma apreensão de mundo, um produto cultural, um campo de ação econômica, política e social. 520 páginas.

Fonte: Revista Expedição Eco Turismo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.