Panorama
 
 
 

RESOLUÇÃO DEFINE NOVO MODELO PARA REFLORESTAMENTO DE ÁREAS DEGRADADAS EM SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2001

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, assinou hoje (21) uma resolução - que será publicada amanhã no Diário Oficial - determinando um novo modelo de reflorestamento para ser aplicado na recuperação de áreas degradadas no Estado de São Paulo. Em estudos recentes, pesquisadores da Secretaria do Meio Ambiente constataram que na maioria das áreas reflorestadas são utilizadas menos de 30 espécies de árvores (quase sempre as mesmas), sendo que dois terços delas tem ciclo de vida entre 15 e 20 anos, o que têm levado as "novas florestas" ao declínio em um curto espaço de tempo. As árvores estão literalmente morrendo.

Este novo modelo deve mudar os rumos dos reflorestamentos com espécies nativas, que vem sendo efetuados nos últimos 15 anos no Estado. Ele servirá de base para projetos de compensação ambiental geralmente estabelecidos em documentos oficiais como o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental, no licenciamento de projetos através da análise de EIA/RIMA ou PRADs - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, ou em determinações do Ministério Público.

Para chegar a esta constatação, os pesquisadores escolheram 61 áreas em recuperação que passaram a ser observadas por um período de seis meses. Do levantamento das 247 espécies utilizadas nestas áreas, verificou-se que 54% (134 espécies) foram pouco utilizadas (em apenas três projetos) e, um pequeno número (15 espécies) apresentaram uma freqüência de utilização maior, acima de 50% dos projetos de reflorestamento.

É preciso lembrar que o que se faz hoje, e nossos levantamentos em 61 áreas com recuperação indicam isto, tem um vício muito perigoso que é a produção e uso de poucas espécies em quase todos os reflorestamentos efetuados no Estado, ou seja, apesar da grande variação quanto ao número de espécies plantadas por área, a maioria utiliza menos de 30 espécies, muitas vezes com a mesma composição. Isto tem provocado uma baixa diversidade biológica, o que é preocupante.

Outra observação importante feita pelos pesquisadores é que, quando o desmatamento de um único hectare retira da área no mínimo 100 espécies, a compensação ambiental muitas vezes estabelecida pelo Poder Público não chegar a ser satisfatória e eficaz. A perda de um único hectare não pode ser compensado nem por 10 hectares de reflorestamento como é normalmente indicado. A extensão da área a ser reflorestada teria que ser bem maior.

Um outro aspecto importante da resolução é a determinação e incentivo que a mesma oferece aos seus Institutos de pesquisa e órgãos de licenciamento envolvendo a possibilidade de parcerias com prefeituras, organizações não governamentais (ONGs) e universidades. Além disso, o cumprimento da resolução proporciona um melhor acompanhamento dos órgãos de fiscalização e licenciamento.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Reportagem: Renato Alonso

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.