Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO ELOGIA PARCERIA DO MMA COM
MINISTÉRIO PÚBLICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Dezembro de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, afirmou ontem que a articulação com o Ministério Público é fundamental para a resolução dos problemas sociais e ambientais provocados pelos lixões e o controle ativo dos recursos investidos nesses programas. Sarney Filho lembrou que a parceria com o Ministério Público começou em 1999, com campanha Lixo e Cidadania, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e o Unicef.

"Desde então, todos os todos os convênios do Ministério do Meio Ambiente que envolvem resíduos sólidos passaram a ter uma cláusula exigindo, do beneficiário, a assinatura de um termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, para a resolução dos problemas ambientais e sociais dos lixões", disse o ministro no lançamento do livro "Lixo – Limpeza Pública Urbana: Gestão de Resíduos Sólidos sob o Enfoque do Direito Administrativo", de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF.

Segundo o ministro, não há dúvida de que o gerenciamento integrado de resíduos exige um enfoque ambiental e social para ser, de fato, eficiente. Para Sarney Filho, a base dessa orientação é o avanço gradual nas etapas do processo de gestão dos resíduos, respeitando as diferenças econômicas, institucionais e culturais de cada município e favorecendo a geração de empregos. "Essa postura significa, em muitos casos, apoiar a utilização de tecnologias tradicionais – a maioria delas ainda em uso nos países desenvolvidos por sua eficiência - cuja vantagem, sobre as tecnologias de ponta – de capital intensivo - está na geração de empregos e renda para os grupos com baixo ou nenhum grau de escolaridade", destacou o ministro.

Sarney Filho frisou que a política desenvolvida pelo MMA desde 1999 tem forte enfoque na construção da Agenda Marrom, que relaciona urbanização, industrialização, crescimento econômico, desenvolvimento social e meio ambiente. Ele lembrou que que a questão ambiental, vista até então como um problema exclusivo de fauna e flora e pela preocupação com a conservação dos recursos naturais passou a ter um outro aspecto. "Isso permitiu uma radical mudança na política do MMA, na qual os aspectos sociais e econômicos passaram a articular-se com as preocupações ambientais de forma concreta e objetiva", disse.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.