Panorama
 
 
 

SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE GANHA PRÊMIO DO CEMPRE COM PROJETO DE RECICLAGEM E INCLUSÃO SOCIAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2001

Um projeto de reciclagem, que já promoveu a formação de quatro cooperativas de catadores, em trinta municípios na região de Piracicaba, foi contemplado com o segundo lugar, categoria Comunidade, do Prêmio CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

Trata-se do Projeto Reciclar 2000 Regional - Nosso Futuro Sustentável, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental - CEAM e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, e em conjunto com a Divisão de Regional de Assistência e Desenvolvimento Social - DRADS, de Piracicaba, órgão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O primeiro lugar foi outorgado ao Programa Oficina Educativa Verde Vida, de Chapecó, SC. A premiação ocorreu em novembro, durante o Recicle Show 2001 - 2º Seminário e Exposição sobre os Desafios Técnicos e Econômicos para a Reciclagem, realizado em São Paulo pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ e o CEMPRE, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Sebrae.

Reciclar 2000

Criado em julho de 1999, o Projeto Reciclar 2000 - Nosso Futuro Sustentável tem uma preocupação sócio-ambiental, com o objetivo de inserir a população de baixa renda e pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho. Dessa maneira, propicia a geração de renda, melhoria da qualidade de vida, capacitação dos envolvidos, principalmente dos catadores, promovendo a conscientização ambiental para transformá-los em agentes multiplicadores e educadores e, o mais importante, permite o resgate da cidadania.

O Projeto é desenvolvido nos 30 municípios na região Sudeste paulista, divididos em quatro microrregiões: Piracicaba, Limeira, Rio Claro e Sumaré. O programa proporciona trabalho para 310 pessoas, a maioria de baixa renda e deficientes, além dos técnicos contratados, pesquisadores e voluntários, promovendo a implantação de 13 centrais de triagem e quatro cooperativas de reciclagem. Somente no primeiro semestre de 2001 o projeto procedeu à recuperação de 264,5 toneladas mensais de resíduos sólidos domiciliares nos municípios em que passou a operar.

O engenheiro sanitarista Jorge Rocco, gerente regional da Bacia do Piracicaba II da CETESB, que, junto com Ada Camolesi, da DRADS de Piracicaba, é o responsável técnico do projeto, diz que a experiência de trabalhar no fomento de uma iniciativa como essa, onde o lado social é extremamente importante, é gratificante. "Passei a vida trabalhando na área de exatas. Agora me vejo ajudando a criar oportunidades para o pessoal mais necessitado, observando suas pequenas e grande vitórias. É emocionante", afirma.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Reportagem: Rosely Martin

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.