Panorama
 
 
 

TRIPOLI PROPÕE CRIAÇÃO DE “RANKING” DE INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE AJUDAM A DEFENDER A MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2001

"Não podemos continuar subalternos ou sentenciados eternamente à condição de colônia extrativista dos países mais ricos." Esta a opinião do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, falando na quarta-feira (28/11) durante o seminário "Quem Faz o que pela Mata Atlântica", no SESC Vila Mariana, em São Paulo.

Para o secretário, a Mata Atlântica, em cujos domínios vivem 80 milhões de pessoas, "é uma biodiversidade inteiramente dependente da sorte da sociodiversidade ou das oportunidades que nossa Nação tem e terá de usufruir o tão decantado quanto pouco praticado desenvolvimento sustentável".

O encontro, promovido pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil, contou com a presença, entre outras, do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, que anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar propostas de preservação dos remanescentes e de recuperação de áreas degradadas do ecossistema da Floresta Ombrófila Mista no Estado de Santa Catarina. Anunciou, ainda, a aprovação de um financiamento do KfW, instituição do governo alemão, no valor de 32 milhões de marcos para um programa na área da Mata Atlântica.

O seminário se encerra no dia 30 de novembro, debatendo as ações dos fundos governamentais nacionais e internacionais, bem como a contribuição das empresas, em defesa da Mata Atlântica.

História

Ricardo Tripoli, que estava representando o governador Geraldo Alckmin, lembrou em sua palestra que as ações do governo vêm mantendo "os nossos 1,73 milhão de hectares de área recoberta de Mata Atlântica" e ao mesmo tempo "dando continuidade ao ideário que levou nosso Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, a propor há 180 anos, em 1821, sua guarda e conservação como prioridade e pré-requisito de liberdade democrática para uma Nação que não queria mais servir de colônia subalterna dos países mais poderosos de então".

"Como todos sabem, prosseguiu, graças àquela semente foi criado em 1890 o nosso Instituto Florestal e, desde então, o Governo do Estado mantém sob tutela uma rede de unidades de conservação que abriga verdadeiros tesouros da biodiversidade planetária, ou seja, da matéria-prima viva mais frágil e preciosa que a evolução plasmou ao longo das eras, até que uma ciência e tecnologia capaz de clonar ou decodificar o milagre genético da vida humana pudesse, como já pode e vai poder ainda mais amanhã, transformar esses tesouros em benefícios para nossa sociedade ou para a humanidade como um todo."

Na opinião do secretário, não podemos continuar escravizados pela pobreza ou pelas desigualdades sócio-econômicas, "sofrendo retaliações que aviltam o preço de nossa produção". E propôs a criação de um "ranking" internacional dos que contribuem para a preservação da Mata Atlântica no âmbito econômico-financeiro, fazendo uma avaliação dos esforços de conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais, contemplando especialmente a dimensão humana.

Concluindo disse: "Vamos cerrar fileiras em torno da igualdade como bandeira da Eco-2002, que vai se reunir no ano que vem em Johannesburg, na África, nesse mesmo ano de 2002 em que estaremos celebrando, em São Paulo, o primeiro centenário do Dia da Árvore, aqui celebrado em 1902 por Domingos de Moraes, Bernardino de Campos, Theodoro Sampaio, Antônio Prado e outros brasileiros que aqui plantaram a semente da conservação ambiental como dever de cidadania, de amor ao que é de todos e de apreço à liberdade."

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.