Panorama
 
 
 

A MORTE DE CARLITO CINTA-LARGA CONTINUA SEM
INVESTIGAÇÃO E SEUS ASSASSINOS IMPUNES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2002

Na noite de 19 de dezembro, Carlito foi assassinado a tiros, de tocaia, quando chegava em sua casa, na cidade de Aripuanã, em Mato Grosso, distante 976 quilômetros de Cuiabá. Líder indígena, filho do cacique Mario Parakida, da aldeia Taquaral, era ele quem negociava a madeira de seu pai com os madeireiros

A população de Aripuanã, no Mato Grosso, está com medo. Sente-se desamparada. Não é para menos. Desde que o índio Carlito Kaban Cinta-Larga foi assassinado com tiros na cabeça já se passaram dezessete dias e muito pouco ou quase nada foi feito para investigar as circunstâncias do crime.

A caminhonete da qual Carlito tinha descido para abrir o portão de sua casa ao ser assassinado continua no mesmo lugar, sem vistoria e sem que qualquer perícia tenha sido realizada. Um inquérito foi instaurado, um delegado da Polícia Civil esteve na cidade tomando vários depoimentos e foi-se.

Tensão e medo

Até hoje, 5 de janeiro, a Polícia Federal não havia enviado peritos ao local do crime. "As coisas estão mal-paradas por aqui, muito tensas. Parece que qualquer pessoa pode ser morta sem que nada aconteça", relata a indigenista Maria Inês Hargreaves. Ela estava em Aripuanã terminando a implantação de um projeto de saúde quando o assassinato aconteceu. Por conta disso, adiou sua volta à Brasília.

Distante 976 quilômetros da capital Cuiabá, Aripuanã tem pouco mais de 14 mil habitantes e destes cerca de 1200 são índios. Em 2001, Aripuanã foi desmembrado em dois municípios, dando origem ao município de Colniza. Ambos somam 65 mil quilômetros quadrados. Há quatro terras indígenas (Tis) em Aripuanã e a aldeia de Carlito, a Taquaral, localiza-se na TI Aripuanã. Ali existem 268 índios dispersos ao longo de 11 aldeias em uma área de 1000 mil hectares.

Líder indígena era negociador duro

Filho do cacique Mario Parakida Cinta-Larga, Carlito tinha 28 anos, era pai de um filho de dois anos e sua mulher, que não é índia, está grávida. Ela é testemunha da emboscada e está apavorada.

"Todas as aldeias Cinta-Larga comercializam madeira e funcionam com o dinheiro que recebem por conta disso. Carlito negociava a madeira do pai Parakida", conta o antropólogo João Dal Poz, da Universidade Federal de Mato Grosso, que há 20 anos trabalha com os Cinta-Larga. Dal Poz acredita que a morte de Carlito foi queima de arquivo. "Ele era um negociador duro com os madeireiros e sabia demais."

Denúncias contra exploração ilegal de madeira

Em setembro de 2001, Carlito fizera denúncias ao Ministério Público Federal contra a exploração ilegal de madeira em aldeias indígenas da região. Aliás, pouco resta ali de madeira nobre. "O mogno já acabou e a cerejeira e o ipê também estão escasseando", constata Dal Poz.

Depois das denúncias, a Polícia Federal mandou uma equipe à região para investigar mas não encontrou ninguém. Os agentes acharam apenas uma balsa e a afundaram a tiros. De pouco adiantou, já que na semana seguinte a balsa estava de novo em funcionamento.

Dias depois desse episódio, Parakida saiu para caçar com o povo da aldeia e encontrou equipamentos para extrair madeira como um trator skid. Sem hesitar, o grupo tocou fogo neles provocando a fúria dos madeireiros, que passaram a ameaçar Parakida de morte. "Porém, em vez do pai, o assassinado foi o filho, que era o negociador", diz Dal Poz.

Secretário de Direitos Humanos vai pedir providências

Diante do descaso das autoridades, as pessoas estão assustadas, abandonadas à própria sorte e temem o pior. Na sexta-feira, dia 4 de janeiro, a reportagem do ISA procurou insistentemente por autoridades da Polícia Federal em Mato Grosso, para saber as providências que estavam sendo tomadas, mas em função das festas natalinas não encontrou quem pudesse prestar informações.

Mas, conseguiu falar com o Secretário de Estado de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, em Brasília, Paulo Sergio Pinheiro, que relatou já ter pedido informações por escrito às autoridades competentes do Estado de Mato Grosso. “Segunda-feira (07/01) vou falar com o ministro Aloysio Nunes Ferreira”, afirmou. Paulo Sergio Pinheiro quer providenciar rapidamente o envio da Polícia Federal e de técnicos ao local e verificar o andamento do inquérito. “Também vou levar esse caso à próxima reunião do CDDPH, que deverá ocorrer depois de 20 de janeiro”, garantiu o secretário.

Enquanto isso, só resta esperar que nada mais trágico aconteça em Aripuanã. Lideranças indígenas, vereadores e autoridades do município encaminharam em 24 de dezembro um abaixo-assinado (que em breve estará disponível no site do ISA para ser assinado por outros) ao presidente da Funai, Glênio Perez, solicitando providências.
“Com a morte de meu sobrinho estamos perdidos, sem assistência. Não sabemos quem foi, como foi”, conta Paulo Kaban Parakida, com quem a reportagem do ISA conversou por telefone. “Meu irmão só fala em vingar o filho e em morrer e a polícia daqui não tem como investigar, precisam de ajuda”.
Inês Zanchetta

Mais um massacre

Sobre o caso do assassinato de Carlito Kaban Cinta-Larga, o antropólogo João Dal Poz escreveu o texto que reproduzimos abaixo:

Os territórios dos povos Cinta-Larga, Zoró, Gavião e Suruí, nos estados de Rondônia e Mato Grosso, vêm sendo saqueados por firmas madeireiras, praticamente impunes, há quase vinte anos. Sem planos de manejo ou medidas de controle ambiental, nunca lhes faltou, todavia, autorizações e guias fiscais para o transporte, o comércio interestadual e até a exportação das tábuas e toras de mogno, cerejeira, angelim, ipê e demais madeiras nobres ali extraídas de forma criminosa.

Desde 1987, quando diversos contratos irregulares foram assinados pela própria FUNAI, então sob a presidência de Romero Jucá, atual senador pelo PSDB de Roraima, a omissão, a conivência, a corrupção e a extorsão passaram a dominar as instâncias locais dos órgãos federais e estaduais, sujeitando seus dirigentes e funcionários aos interesses predatórios dos madeireiros. Ao longo de todos esses anos nem a FUNAI, o IBAMA ou as Secretarias de Fazenda tomaram qualquer medida eficaz para impedir o aliciamento das lideranças indígenas, os danos ambientais e o esbulho do patrimônio público.

O resultado não poderia ser mais trágico, em todos os sentidos. O alcoolismo, as drogas, a prostituição, a desnutrição e a desagregação social vêm solapando a vida comunitária e as tradições culturais dos povos indígenas. E a degradação ambiental pode abater mais de 3,5 milhões de hectares de floresta amazônica, se providências urgentes não forem tomadas. Estima-se que a maior parte da madeira extraída nos municípios de Juina e Aripuanã seja oriunda das terras indígenas. Os empresários, comerciantes e políticos envolvidos são bem conhecidos; alguns deles já foram inclusive denunciados a autoridades policiais ou apontados em notícias de jornal.
O brutal assassinato de Carlito Kaban Cinta-Larga, na cidade de Aripuanã (MT), na noite de 19 de dezembro último, reproduz no século XXI a série de violências que tem marcado a história das relações da sociedade brasileira com os povos indígenas. Em particular, faz recordar o tristemente célebre "massacre do Paralelo 11", promovido em 1963 por seringalistas contra uma aldeia dos Cinta-Larga, às margens do rio Aripuanã. Trata-se no presente caso, porém, não apenas de uma tentativa de "limpar a área" de obstáculos ao saque das riquezas naturais dos territórios indígenas, mas provavelmente uma "queima de arquivo", já que Carlito Kaban conhecia profundamente os meandros das atividades ilegais de exploração madeireira naquela região. A almejada paz, tão distante no Oriente Médio e em outras partes do mundo, infelizmente falta-nos também aqui no Brasil!

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Inês Zanchetta)
João Dal Poz é antropólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.