Panorama
 
 
 

DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA: VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo - Brasil
Janeiro de 2002

     
A exploração ilegal e predatória de madeira é uma das principais forças de destruição da floresta amazônica. Apesar de existirem no papel, as regras do chamado manejo florestal raramente são cumpridas. A falta de controle dos órgãos públicos e a irresponsabilidade do setor madeireiro resultam em uma exploração de alto impacto ambiental que pouco contribui para o desenvolvimento da região, ameaçando a sobrevivência da fauna, da flora e das populações tradicionais da Amazônia.

Ao contrário do que muita gente pensa cerca de 85% da produção de madeira amazônica destina-se a abastecer o mercado brasileiro. Na forma de compensados, tábuas e madeira maciça par móveis e construção civil, a destruição da floresta chega até você.

O Greenpeace está trabalhando por um novo modelo de desenvolvimento para Amazônia, que combine responsabilidade social e proteção ambiental, que explore os recursos da floresta de maneira racional e proporcione qualidade de vida para os 20 milhões de habitantes da região amazônica.

O Greenpeace vem expondo a derrubada inescrupulosa de árvores feita pela indústria madeireira e exigindo das autoridades governamentais instrumentos eficientes de controle e fiscalização. A campanha também visa educar consumidores, incentivando-os a escolher produtos ecologicamente sustentável, como a madeira certificada pelo FSC.

O envolvimento e conscientização de consumidores brasileiros e internacionais são fundamentais na luta para garantir um futuro para a última grande floresta tropical do planeta.

Acredita-se que a Amazônia é o ecossistema com maior grau de biodiversidade do planeta, abrigando 60 mil espécies de plantas, mil espécies de pássaros e mais de 300 espécies de mamíferos. Nos rios amazônicos, vivem cerca de 2 mil espécies de peixes e mamíferos aquáticos, como o boto cor de rosa. Grande parte desta diversidade permanece desconhecida. Cientistas estimam que apenas 40% das espécies de insetos já foram identificadas. Durante a década de 90, sete novas espécies de macacos, duas de pássaros e dúzias de sapos e peixes foram descobertas. A destruição da floresta põe em risco a sobrevivência da fauna e da flora. Entre os animais amazônicos ameaçados de extinção, encontra-se a onça-pintada, o peixe-boi, a ararinha e macaco barrigudo. A área de destruição é assustadora, cerca de 600 mil km², uma área do tamanho da França.
Mas, felizmente você pode ajudar acabar com esta realidade:

· Não compre a destruição! Seja um consumidor responsável e prefira produtos florestais com o selo FSC ou pesquise alternativas não-madeireiras para construir, reformar ou decorar.
· Use seu poder de consumidor! Informe a lojistas e revendedores de produtos florestais que você exige garantias de que a madeira provém de exploração ecologicamente sustentável. Se o estabelecimento não vender produtos FSC, proteste.

O FSC, ou Conselho de Manejo Florestal. É um selo internacionalmente reconhecido que garante que a madeira foi extraída da floresta de maneira ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa. Ao comprar produtos com o selo FSC, você incentiva empresas que estão preocupadas com a preservação da Amazônia e diz não à destruição.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Ascom
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.