Panorama
 
 
 

CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA
HUMANA DISCUTE O CASO DE CARLITO CINTA-LARGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2002

Em discussão estavam temas pesados como os assassinatos de Gerson Pataxó e Carlito Cinta-Larga e a morte de presos em Porto Velho (RO) e São Paulo. A indigenista Maria Inês Hargreaves foi chamada pelo CDDPH para relatar o crime ocorrido em Aripuanâ (MT)

Reunidos hoje (11/01) em Brasília, os integrantes do CDDPH ouviram um longo relato da indigenista Maria Inês Hargreaves sobre a morte de Carlito Kaban Cinta-Larga, ocorrido em Aripuanã (MT), na noite de 19 de dezembro passado e sobre a situação em geral daquele povo indígena. Depois de seu relato, o CDDPH decidiu dar prioridade ao assassinato de Carlito e enviar à Aripuanã uma comissão formada por quatro pessoas do Ministério da Justiça, entre elas o presidente interino da Funai, Artur Nobre Mendes.

A idéia é que a comissão sobrevoe a área para observar as quatro terras indígenas Cinta-Larga (TI Aripuanã, TI Parque Aripuanã, TI Serra Morena e TI Roosevelt) e, em especial, a situação do garimpo na TI Roosevelt. "O depoimento de Maria Inês Hargreaves foi fundamental para que o Conselho decidisse enviar uma comissão para lá no início da próxima semana e acompanhar o caso de perto", relata Ivair Santos, assessor especial da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

A comissão também terá como tarefa preparar uma visita à Mato Grosso do Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Paulo Sergio Pinheiro e do dr. Helio Bicudo, integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O Conselho decidiu ainda que a proteção às testemunhas do crime deve ser reforçada.

Como andam as investigações em Aripuanã

Ontem, 10/01, o delegado Marcos Aurélio Costa, da Polícia Federal de Mato Grosso,desembarcou em Aripuanã acompanhado de perito. "O local do crime e a caminhonete de Carlito foram vistoriados e o perito recolheu materiais que estão sendo encaminhados para exame em Brasília", afirmou o delegado. Ele disse ainda que a caminhonete de Carlito era revestida de Insulfim dificultando a visão de quem estava do lado de fora e que estava muito escuro no momento em que Carlito chegou em casa. Só para lembrar, Carlito Kaban Cinta-Larga foi tocaiado e morto com tiros na cabeça quando descia do carro na porta de sua casa.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Inês Zanchetta)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.