Panorama
 
 
 

CURSO DE DIREITOS INDÍGENAS NO RIO NEGRO ELABORACARTA DE RECOMENDAÇÕES PARA QUESTÃO INDÍGENA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2002

Parte da segunda etapa do projeto Balcão da Cidadania Indígena do Rio Negro, a atividade contou com 155 participantes, que elaboraram 76 recomendações às instituições nacionais e regionais que trabalham com as comunidades indígenas daquela região.

No encerramento do curso de Direitos Indígenas, realizado entre 21 e 25/01, em São Gabriel da Cachoeira (AM), os participantes aprovaram um documento com 76 recomendações para as instituições nacionais e regionais envolvidas com a questão indígena, cuja implementação deverá ser monitorada pela Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro).

Após discutir durante quatro dias temas como controle social e políticas públicas, demarcação e fiscalização de Terras Indígenas (TIs), exploração de recursos naturais, acesso a recursos genéticos, ecoturismo e cidadania e assistência jurídica gratuita, os grupos, que reuniam representantes de comunidades de acordo com as calhas de rios, elaboraram o documento, cujos principais pontos são:

- ações e planos de fiscalização das TIs já demarcadas na região do Rio Negro;
- identificação e demarcação das TIs Balaio e Marabitanas Cué-Cué, e reconhecimento das TIs em que estão as comunidades indígenas entre Santa Isabel e Barcelos, nas margens do rio Negro;
- discussão com os órgãos públicos sobre procedimentos de autorização de garimpo indígena;
- elaboração de um projeto piloto para turismo no alto Rio Negro, conforme expectativas e definições das comunidades indígenas;
- organização de uma cooperativa para controlar a pesca e o comércio de peixes ornamentais com tabelamento de preços;
- necessidade de manejo das espécies de peixe e promoção de projetos de piscicultura para peixes ornamentais;
- investimento na implementação de um programa de desenvolvimento indígena sustentável no Rio Negro;
- apoio à Carta de São Luis do Maranhão, que estabelece recomendações sobre questões relacionadas ao uso dos recursos genéticos e ao conhecimento tradicional dos povos indígenas;
- criação de mecanismos de incentivo e valorização dos sistemas tradicionais de cultivo com políticas que facilitem o escoamento e a comercialização dos produtos;
- manutenção e ampliação das áreas atendidas pelo projeto Balcão da Cidadania para o fornecimento de documentação aos índios, além de garantia de assistência jurídica gratuita à população indígena.
O curso terminou com o tradicional dabucuri, festa organizada pelos Tukano, da comunidade Balaio, que ofereceram pupunha, açaí e outras frutas para os homenageados da ocasião.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.