Panorama
 
 
 

MMA FAZ PESQUISA SOBRE PRODUTOS ECOEFICIENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2002

O Ministério do Meio Ambiente está realizando pesquisa sobre as empresas que oferecem no mercado produtos e serviços ecoeficientes. Essas empresas farão parte de um cadastro e poderão, em breve, ser consideradas fornecedoras preferenciais do governo. Segundo o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o objetivo é divulgar produtos ecologicamente corretos entre os gestores públicos e permitir mais uma opção no momento da compra. "Não basta apenas estimular a sociedade. O governo precisa dar o exemplo", afirmou o ministro.

A pesquisa é feita de maneira espontânea. As empresas interessadas devem preencher o formulário disponível no endereço da página do MMA na Internet: www.mma.gov.br/port/sds/pesquisa.html. Entre os aspectos averiguados estão a quantidade de material reciclável usada no produto, o volume de água utilizado no processo de fabricação, consumo de energia, a redução de substâncias tóxicas e a emissão de poluentes.

A pesquisa averigua, ainda, a existência de licença ambiental, se as empresas desenvolvem tecnologia para reduzir a geração de resíduos, se adotam diretrizes para aumentar o ciclo de vida dos produtos, se produzem sua própria energia e se efetuam a reciclagem ou o reaproveitamento das águas residuais.

Produto ecoeficiente pode ser definido como artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, seja não-poluente, não-tóxico, reciclável, notadamente benéfico ao meio ambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável. O uso de matérias-primas naturais renováveis, obtidas de maneira sustentável e o reaproveitamento e a reciclagem de matérias-primas sintéticas por processos tecnológicos limpos são os primeiros itens de classificação de um produto ecologicamente correto.

Para que um produto possa receber o rótulo de ecológico, todos os processos produtivos devem ser limpos e apropriados, com o uso de matérias-primas naturais renováveis ou não-renováveis (mas reaproveitáveis), sintéticas reaproveitadas e/ou recicladas, com insumos ecológicos, com baixo consumo energético para sua fabricação, com a menor carga residual sobre o meio ambiente, com possibilidade máxima de recuperação ou reciclagem. A empresa fabricante deve planejar o produto em todo seu ciclo de vida útil, incluindo a fase pós-consumo.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.