Panorama
 
 
 

SAIBA COMO AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambeintal
São Paulo - Brasil
Janeiro de 2002

FSC: UMA SOLUÇÃO
As florestas de todo o planeta atravessam uma crise sem precedentes. Com sua destruição, a vida humana também se degrada e economias locais, que permitem a subsistência de milhões de pessoas, desaparecem. Você pode estar contribuindo com esse quadro.

Mais de cinco milhões de Km² de florestas tropicais foram destruídos entre 1960 e 1995, uma área equivalente à Amazônia. Em todo o mundo, mais de 1,8 milhão de km de vegetação natural foram convertidos em plantações florestais (monoculturas de pinus, eucaliptos e outras espécies).

GARANTIA

A demanda atual por produtos vindos das florestas não é sustentável. Não há soluções únicas nem simples, mas deve-se inverter o atual desperdício e passar a utilizar a grande quantidade de produtos que não aproveitamos (papel usado, sobras de madeira etc.).

Na busca por soluções para esses problemas, o mercado está começando a promover artigos produzidos de madeira sustentável, garantindo pela certificação FSC.

A certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho Mundial de Manejo Florestal) é o único sistema desenvolvido de forma participativa e transparente com credibilidade mundial. O FSC é aceito e reconhecido por agentes econômicos, ambientais e sociais.

O FSC foi fundado em 1993, por um grupo de 130 representantes de organizações ambientalistas, silvicultores, indústrias de madeira, organizações indígenas, comunidades tradicionais e instituições de certificação de produtos florestais de 25 países. Sua sede atual fica em Oaxaca, México.

COMÉRCIO JUSTO

O FSC busca promover uma gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente justa e benéfica e economicamente viável. O manejo florestal deve ser baseado em princípios e critérios (P&C) estabelecidos por representantes de todo o mundo através de suas 3 câmaras: ambiental, social e econômica. Os P&C são aplicáveis a todos os tipos de florestas tropicais, boreais e temperadas - naturais ou plantadas.


A missão do FSC é dar credibilidade às organizações encarregadas de certificar o manejo das florestas (99 as certificadoras), contribuindo para o controle da ilegalidade e para a promoção de práticas não destrutivas.Os certificadores devem adaptar, de forma participativa, todos os Princípios e Critérios às situações locais de acordo com suas implicações.

Governos, indústrias, sindicatos, comunidades indígenas, ONGs e a própria sociedade devem trabalhar para assegurar que a população adquira produtos de origem florestal provenientes e florestas certificadas.

Um produto com o selo FSC demonstra que a extração da matéria-prima (madeira, sementes, palmito, cipós etc) foi realizada de forma criteriosa, com um mínimo de impacto ao ecossistema. Também significa que os direitos das comunidades que vivem na floresta foram respeitados; que a exploração de madeira deixou benefícios à população local e que as condições de trabalho e de segurança melhoraram a qualidade de vida dos trabalhadores. Tudo isto respeitando as leis nacionais e tratados internacionais.

Assim, os objetivos da certificação florestal FSC coincidem plenamente com os objetivos do chamado Comércio Justo, onde ribeirinhos, índios e pequenos produtores em áreas florestais podem entrar no mercado com um certificado que garante à seus produtos uma identidade comum. Os consumidores, por sua vez, têm acesso à artigos com a garantia de que os direitos dos trabalhadores e das populações tradicionais, bem como o Meio Ambiente, foram respeitados. Ë possível tornar compatíveis os interesses econômicos com os sociais e ambientais.
O Comércio Justo, bem como a certificação florestal FSC, promove participação na tomada de decisões de maneira democrática, evitam a exploração do trabalho infantil, garantem o pagamento de salários dignos e benefícios sociais e atendem necessidades básicas das comunidades.

CONSUMO RESPONSÁVEL

A experiência em vários países com a certificação FSC é muito positiva. Grandes empresas e cadeias comerciais recusam cada vez mais produtos florestais não certificados. Para citar alguns exemplos, empresas como a Homebase e a B&Q da Inglaterra, a Home Depot e a Lowe's Company dos Estados Unidos e a Castorama da França (com lojas espalhadas por toda Europa), já aderiram a grupos de compradores de produtos certificados pelo FSC. Para se ter uma idéia do que isso significa, a Homebase sozinha compra 550 mil metros cúbicos de madeira por ano para fabricar cerca de 5.500 produtos.


Já existe no Brasil um grupo de compradores de produtos florestais certificados composto por dezenas de participantes. De designers a grandes cadeias de lojas, passando por governos estaduais e prefeituras, eles buscam estimular de demanda por produtos certificados.

Conheça os dez pontos que resumem os princípios FSC para uma gestão florestal sustentável:

1. O cumprimento de todas as leis nacionais e acordos internacionais.
2. A manutenção dos direitos e responsabilidades da propriedade e da área de manejo.
3. O respeito aos direitos dos povos indígenas.
4. O respeito aos direitos trabalhistas e das comunidades locais.
5. O uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta.
6. A existência de um Plano de Manejo Florestal real, que seja aplicado na prática.
7. A conservação da biodiversidade.
8. O monitoramento permanente de todo o processo.
9. O reconhecimento de áreas como "florestas de alto valor para conservação" (áreas com grande valor ambiental, histórico, religioso, arqueológico etc.).
10. A aplicação dos princípios acima na região e manejo de plantações florestais (pinus, eucalipto etc.).


O QUE VOCÊ PODE FAZER

Dicas para o consumidor de produtos de madeira:

  • Reduza o consumo e o desperdício.
  • Só compre produtos de madeira (móveis, material de construção, papéis etc.) que tenham o selo FSC.
  • Se não encontrar, convença seu fornecedor a comercializar produtos que tenham o selo FSC.
  • Antes de comprar, mostre-se interessado pela procedência da madeira (de onde vem? A documentação é verdadeira? Como o vendedor se previne contra a compra de madeira ilegal e destrutiva?)
  • Procure saber se o produto causou danos ambientais, se afetou comunidades tradicionais ou povos indígenas e se empregou mão-de-obra infantil. Recuse tais produtos. Seu fornecedor precisa saber que você, consumidor, está preocupado com a extração de madeira de forma destrutiva e com a conservação das florestas.
    Lembre-se: as plantações de eucaliptos e pinus causam grandes impactos ambientais e sociais. Só compre produtos feitos com essas madeiras se eles tiverem o selo FSC, garantia de que os impactos foram minimizado

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.