Panorama
 
 
 

PRESIDENTE CRIA APA DO DISTRITO FEDERAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem o decreto criando a Área de Proteção Ambiental (APA) do Distrito Federal. O objetivo é proteger os principais mananciais da região e garantir a qualidade de vida no Distrito Federal e entorno. Segundo o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, a criação da APA é um avanço nos esforços para a preservação do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do mundo.

Com área superior a 500 mil hectares, esta APA recobre aproximadamente 60% da área do Distrito Federal, incluindo ainda parte dos municípios de Planaltina de Goiás e Padre Bernardo, situados ao norte do território distrital e protegendo as nascentes de tributários das três maiores bacias hidrográficas brasileiras: Amazônica, do Paraná e a do São Francisco.

O Distrito Federal situa-se em um grande divisor de águas e em uma das regiões mais representativas do Cerrado, onde o crescimento urbano e a expansão das atividades agropecuárias, desordenados, têm colocado em risco a diversidade biológica e a proteção natural dos mananciais hídricos, com a retirada de mais da metade da cobertura vegetal original. Em função disso, o governo federal tomou a iniciativa de promover e implementar o ordenamento territorial e a adoção de estratégias de conservação para a proteção dos mananciais, dos valores naturais e da grande diversidade biológica ainda existente na região.

Área de Proteção Ambiental é uma unidade de conservação definida pela lei n° 9.985 (Lei do SNUC), que opera como um instrumento de uso sustentável, cujo plano de manejo é definido com a participação dos diversos atores envolvidos, neste caso o Distrito Federal, o estado de Goiás, os municípios e a sociedade local. Para garantir sua efetividade, o Ministério do Planejamento já designou ao Ibama 14 novos cargos para tratar especificamente de sua implantação e gestão.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.