Panorama
 
 
 

PRESIDENTE CRIA CONSÓRCIO ZEE BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou decreto instituindo a Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do território nacional e criando o Grupo de Trabalho Permanente para a execução do zoneamento, denominado Consórcio ZEE Brasil. Na opinião do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o Zoneamento Ecológico-Econômico, programa incluído no Avança Brasil, ganha novo impulso com a criação da Comissão e do Grupo de Trabalho. A Comissão é a instância política que traçará as grandes linhas do ZEE tratando, também, dos aspectos metodológicos, orçamentários e institucionais que irão viabilizar o programa. "As competências reunidas no Consórcio darão credibilidade e confiabilidade para tornar o ZEE um instrumento efetivo para o planejamento sócio-econômico do Brasil e para a própria política ambiental do Brasil", afirmou Sarney Filho.

O Consórcio ZEE Brasil irá reunir algumas das principais instituições de pesquisa do país, como Ibama, Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa, IBGE, IPEA, INPE, Serviço Geológico do Brasil. Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, essas instituições irão cruzar bases de dados diversas, como cartográfica, geológica, hidrológica e sobre recursos naturais para traçar o Zoneamento Ecológico-Econômico.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Sérgio Braga, o Consórcio é uma experiência inovadora na administração pública brasileira, pois envolve instituições renomadas que reúnem acervo científico, infra-estrutura laboratorial, peso institucional e competência com um objetivo comum, a elaboração dos estudos para o Zoneamento Ecológico- Econômico. Ele lembra que o Consórcio não exclui outras instituições, podendo ser acrescido tanto para tratar de assuntos específicos, quanto para tratar de situações em áreas prioritárias.

"A criação do Consórcio é um fato institucional novo e de fundamental importância, pois gera a sinergia necessária para realizar um trabalho que é essencialmente multi-institucional e multidisciplinar, barateando os custos e agilizando os processos", concluiu Sérgio Braga.
InforMMA

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.