Panorama
 
 
 

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA ESTUDARÁ ECOLOGIA
DOS PEIXES DO RIO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2002

Pela primeira vez, cientistas das mais importantes instituições brasileiras percorrerão o rio Amazonas com o objetivo de estudar a ecologia dos peixes de um dos mais importantes cursos de água do planeta. A I Expedição Técnico-Científica - Rio Amazonas, coordenada pelo Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros da Região Norte-CEPNOR/IBAMA, será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 19 de março. O trajeto será Belém/Manaus/Belém, com dez paradas ao longo do percurso total de quase três mil quilômetros para a coleta de peixes, amostras de água, sedimentos, fitoplâncton, zooplâncton e espécies vegetais para várias linhas de pesquisa. O embarque, a bordo do navio Almirante Paulo Moreira, será às 8:30hs do dia 28/02, na Estação das Docas (Terminal Turístico Vale Verde), em Belém.

Os reduzidos conhecimentos científicos disponíveis em relação à fauna aquática do rio Amazonas impede o aproveitamento mais amplo e racional dos recursos naturais de toda a bacia amazônica. “A exploração, a proteção ambiental e a regulamentação do acesso às riquezas naturais também ficam restritas em função da escassez de dados confiáveis que permitam o estabelecimento de uma política de uso e gestão do rio” diz José de Anchieta dos Santos, diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama.

Durante a expedição, os pesquisadores coletarão diversas amostras para conservação e caracterização dos recursos genéticos de peixes amazônicos, além de dados para a catalogação das espécies comerciais, artes e métodos de pesca ao longo do rio. Serão feitos também estudos para a verificação dos aspectos reprodutivos e da ecologia alimentar dos peixes. Amostras de água também serão coletadas para análise físico-química e biológica. Serão colhidos ainda sedimentos da calha do Amazonas e da confluência com os seus principais tributários.

Os técnicos aproveitarão para fazer um amplo levantamento sócio-ambiental que permita a realização de um manejo participativo dos recursos pesqueiros do rio Amazonas envolvendo as comunidades ribeirinhas. As plantas medicinais e ornamentais da calha do rio também serão objeto de estudo dos pesquisadores.

De acordo com o gerente executivo do CEPNOR, Ítalo Vieira, foram definidas dez estações localizadas em pontos estratégicos ao longo da calha do Amazonas para as coletas das amostras: Estreito de Breves, Gurupá, Foz do rio Xingu, Almeirim, Prainha, foz do rio Tapajós/Santarém, Obidos, Parintins, Itacoatiara e Manaus.

Além dos pesquisadores do CEPNOR, participarão da expedição estudiosos do Centro Nacional de Peixes Tropiciais/CPTA, da Universidades de São Paulo, São Carlos e Federal do Pará, do Museu Emílio Goeldi, da Agência Nacional de Águas, do Projeto Arapaima e da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará.

A expedição integra o Programa de Gestão de Recursos Pesqueiros da Amazônia. Seus objetivos são a intensificação das pesquisas para a preservação, conservação e uso sustentável dos recursos ictiogenéticos sobre-explotados da bacia amazônica e o estabelecimento do ordenamento da pesca na região. O programa também tem a finalidade de viabilizar a difusão e a transferência de tecnologias e conhecimento sobre os recursos pesqueiros da Amazônia.

O navio

O navio de pesquisas Almirante Paulo Moreira, do CEPNOR, é uma das mais bem equipadas embarcações de pesquisa do país. Com vinte e seis metros de comprimento, pesa duzentas e dez toneladas e tem capacidade de estocagem para até trinta e seis mil quilos de pescado. O navio tem autonomia para navegar até dezoito dias consecutivos. “O Almirante Paulo Moreira foi projetado inicialmente para o arrasto de popa, com possibilidade de lançamentos com redes de arrasto em até cem metros de profundidade”, explica Ítalo Vieira, do CEPNOR. Segundo ele, após as adaptações, o navio foi equipado para lançamento de armadilhas a uma profundidade de três mil metros.

O navio que será utilizado na expedição é um dos poucos existentes no Brasil com um laboratório a bordo, equipamentos de navegação, navegador, radar e piloto automático. Dispõe de sonda de prospecção, de ecointegrador, além de equipamento de comunicação auto-track, e rádio VHF e UHF.

Boletim

Além de dar a partida para expedição científica no rio Amazonas no dia 28, o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros da Região Norte também aproveitará a data para lançar o Boletim Técnico-Científico do CEPNOR. Trata-se de uma publicação especializada com informações de grande interesse para pesquisadores e estudiosos dos recursos pesqueiros na Amazônia. O boletim será distribuído para bibliotecas especializadas e instituições de pesquisa de recursos pesqueiros em todo o país. O lançamento do boletim será às 11:00h do dia 28/02, no Salão Verde ( Sala da Congregação) da FCAP.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.