Panorama
 
 
 

ÍNDIOS: GOVERNO FEDERAL EXTINGUE A
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2002

A notícia foi anunciada com sutileza nos meios de comunicação nacionais na terça-feira,19. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a quem cabe a execução da política nacional de saúde indígena, foi oficialmente extinta. Em seu lugar foi criado o Sistema de Saúde Indígena e a Agência Federal de Prevenção e Controle de Doenças (APEC). De acordo com a Medida Provisória nº 33, publicada no Diário Oficial da União, o Sistema de Saúde Indígena será ligado diretamente ao Ministério da Saúde e fiscalizado pela APEC.

A extinção da Funasa faz parte da orientação neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso, que substitui a estrutura governamental por agências de controle. A forma como se concretizou, no entanto, causou estranheza pela precariedade de discussão nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s). Os profissionais de saúde não têm idéia do que ocorrerá com os distritos, com os programas de formação de Agentes Indígenas de Saúde, as Casas do Índio (que fazem atendimento médico de emergência) e os hospitais de atendimento exclusivo aos índios.
É a segunda vez que a assistência à saúde indígena é esfacelada. No governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (11000-1992) o atendimento aos povos indígenas foi descentralizado. As políticas públicas referentes à saúde e educação, antes centralizadas na Funai, foram entregues aos ministérios da Saúde e o da Educação. O Ministério da Saúde, delegou o atendimento à Funasa, autarquia da estrutura ministerial. A Funai continuou com um setor de saúde e a partir daí iniciaram-se os conflitos de competência. Nas regiões os técnicos e os povos indígenas se reportam aos dois órgãos em busca de atendimento, causando muita confusão.

Já há algum tempo o Cimi alerta para o perigo da terceirização dos serviços de saúde indígena. O governo, atendendo uma exigência dos índios, criou os DSEI’s mas a execução da assistência à saúde indígena foi aberta à participação de outros segmentos, a exemplo de Ongs e prefeituras. Ficou estabelecida a política de convênios entre os órgãos e o Ministério da Saúde.

As reclamações e os problemas se avolumaram. Os povos indígenas passaram a denunciar corrupção, desvios de equipamentos, descaso, incompetência profissional e tratamento preconceituoso. A última denúncia chegou ao Cimi na semana passada. O Conselho Indígena de Roraima (CIR) revelou a redução dos orçamentos dos convênios, a padronização salarial – que poderá acarretar a demissão de parte dos funcionários.

A extinção da Funasa levanta dúvidas quanto ao futuro da saúde indígena e provoca apreensão nas aldeias. Esta semana cerca de 250 índios, representando 42 povos dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo estiveram reunidos em Caruaru, Pernambuco, para avaliar o assistência em saúde para os povos indígenas, definir estratégias para enfrentar a nova política nacional do governo federal para o setor e debater sobre as conseqüências da extinção da Funasa.

Fonte: CIMI – Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.