Panorama
 
 
 

CETESB INTERDITA FÁBRICA DE BATERIAS, EM BAURU,
QUE CAUSOU CONTAMINAÇÃO EM QUATRO CRIANÇAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2002

Arquivo SMA/Cetesb
A Agência Ambiental de Bauru da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental registrou, hoje (7/3), queixa na Delegacia de Polícia local contra a Acumuladores Ajax Ltda., fabricante de baterias automotivas localizado no km 12 da Rodovia Jaú-Ipaussu, por desrespeito à determinação de interdição temporária de suas instalações, feita no dia 29 de janeiro último.

A empresa poderá ser multada em até 10.000 Ufesps, que correspondem a R$ 98,3 mil. A interdição se deu depois que análises do ar revelaram alta concentração de chumbo no interior e fora dos limites da fábrica, provocando a contaminação em quatro crianças. Ontem (6/7), a Direção Regional de Saúde (DIR-10) e a Secretaria Municipal de Saúde divulgaram o resultado de uma pesquisa epidemiológica em 30 crianças do Bairro Tangará e do Parque Jaraguá, nas proximidades da fábrica, que foi realizada por recomendação da CETESB, no dia 1º de fevereiro.

Do grupo de 30 crianças examinadas, quatro apresentaram concentração de chumbo acima do tolerável, chegando a 27 microgramas por decilitro de sangue, enquanto o índice aceitável é de 10 microgramas. A contaminação por chumbo causa lesões no sistema nervoso central, além de probblemas renais e hepáticos. Agora, os órgãos de saúde deverão ampliar o raio da pesquisa.

Penalidades

A CETESB já havia aplicado 17 penalidades de advertência e 10 multas à empresa por danos ao meio ambiente, num total de mais de R$ 200 mil. Além disso, foram feitas 28 exigências técnicas para a empresa poder voltar a funcionar.

Segundo inspeção feita ontem por técnicos da CETESB, a empresa depositou resíduos de chumbo em terrenos fora dos limites da fábrica e ainda executou algumas reformas na unidade, o que não poderia ter sido feito após a ordem de interdição. Além do registro de Boletim de Ocorrência na delegacia local, a agência da CETESB em Bauru encaminhará um laudo da vistoria ao Ministério Público, comunicando o desrespeito à paralisação temporária da fábrica.

Amonstragens de chumbo

A CETESB realizou várias campanhas de amostragem de chumbo nas chaminés, no solo, águas subterrâneas, na vegetação e ainda no solo no entorno da indústria. Na última inspeção, em dezembro último, foram constatadas emissões de poeiras fugitivas nas operações de fusão em fornos e no refino de lingotes de chumbo, além de derrames de resíduos de chumbo pelo pátio da indústria, propiciando emissão de material particulado para o meio ambiente, atingindo inclusive áreas fora dos limites da fábrica.

Os efluentes resultantes de lavagem de pátios, da operação de desmonte de baterias e do processo industrial, não eram totalmente captados pelas canaletas que os conduzem à estação de tratamento. Também foi constatada deficiência na armazenagem de resíduos contaminados com chumbo, propiciando a contaminação do solo, tanto na área interna como externa da fábrica.

Pelas análises feitas nos laboratórios da CETESB, observou-se que as concentrações de chumbo na atmosfera foram extremamente elevadas, com média de 9,7 microgramas/m3, chegando a alcançar valores de até 37,7 microgramas/m3. O padrão de chumbo adotado pela CETESB na atmosfera é de 1,5 micrograma/m3.

Exigências técnicas

Embora a Acumuladores Ajax tenha distribuído nota oficial informando que os problemas ambientais que levaram à interdição do setor metalúrgico já foram sanados, a CETESB não acusa o cumprimento das exigências técnicas determinadas com a ordem de interdição. A última delas diz respeito à apresentação, no prazo de 30 dias (já vencido), do plano de recuperação total das áreas contaminadas, internas e externas, abrangendo solo, águas superficiais e subterrâneas e vegetação.

As demais exigências dizem respeito à instalação de equipamentos de controle de efluentes líquidos e gasosos, limpeza de roupas, equipamentos e máquinas, cuidados com o armazenamento, sistemas de ventilação, reprocessamento ou destinação final adequada de todos os resíduos gerados, cuidados com as operações de carga e descarga dos produtos manipulados e, até mesmo, a obrigatoriedade de se implantar uma "cortina" de árvores no perímetro do terreno da fábrica, para diminuir o arraste de poluentes pela ação dos ventos.

Deve ser ressaltado que as medidas a serem tomadas pela empresa, bem como os projetos a serem implantados para o cumprimento das exigências técnicas formuladas, deverão ser aprovados pela CETESB.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
Foto: Arquivo SMA/Cetesb

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.