Panorama
 
 
 

CONAMA REFORÇA PROIBIÇÃO DA IMPORTAÇÃO
DE PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2002

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) reforçou a obrigatoriedade da destinação final adequada para pneus novos importados. De acordo com o novo texto da resolução, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informará ao Ibama bimestralmente a relação das empresas e as quantidades de pneus importados. As empresas deverão ainda comprovar, junto ao Ibama, a destinação final desses pneus. Continua em vigor, entretanto, a proibição para a importação de pneus usados.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, a alteração no texto da resolução foi positiva. "Confirmamos uma decisão anterior do Conama e estabelecemos uma regra clara no sentido de proibir a importação de pneus usados. Não deliberamos contra a indústria de remoldagem de pneus. Ao contrário, é benéfico para o país ter essa indústria, mas desejamos que ela utilize carcaça nacional, tornando-se, com isso, uma aliada do meio ambiente", ressaltou o ministro.

José Carlos Carvalho destacou que não existem razões para se importar pneus usados, já que o Brasil tem um estoque de 100 milhões dessas unidades. Os itens da Resolução do Conama, aprovados pelo plenário sem votos contra ou abstenções, dão maior clareza de redação e aplicabilidade ao que dispõe a Resolução 258. Além de reforçar a proibição da importação de pneumáticos usados, conforme as resoluções 23/96 e 235/98, os pneus de bicicletas também passaram a ser considerados como passivo ambiental.

A resolução 258/99 estabelece que, a partir de janeiro de 2002, para cada quatro pneus novos fabricados no país e pneus importados, novos ou reformados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu sem utilidade. Outro artigo prevê que as regras dessa resolução serão aplicadas também aos pneus usados, de qualquer natureza, que ingressarem em território nacional por força de decisão judicial.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.