Panorama
 
 
 

FECHAMENTO DO GARIMPO ROOSEVELT-RO NÃO
GARANTE FIM DOS CONFLITOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2002

Fechamento do garimpo Roosevelt, na TI Roosevelt (RO), motivado pelo assassinato de César Cinta Larga, não significa que os conflitos serão resolvidos

O índio César Cinta-Larga, encontrado morto na quinta-feira passada, em Espigão D´Oeste (RO), próximo à área do garimpo da Terra Indígena Roosevelt, veio agravar ainda mais a situação de tensão e medo que tomou conta das aldeias Cinta-Larga desde a morte de Carlito Cinta-Larga, em 19 de dezembro passado, na cidade de Aripuanã (MT).

César morreu por afogamento e teve uma das mãos decepadas. A indigenista Maria Inês Hargreaves, que trabalha com os Cinta Larga, informou que ele sofreu antes de morrer, provavelmente foi torturado. Seu corpo foi encontrado cinco dias depois de ele ter sumido da aldeia Roosevelt, em Espigão do Oeste, já em forte estado de decomposição.

Tanto Inês Hargreaves, quanto o antropólogo João Dal Poz, da Universidade Federal de Mato Grosso, que também trabalha com esse povo indígena, estão desanimados e preocupados. Hoje, a Funai determinou o fechamento do garimpo Roosevelt, a pedido dos índios, porque perderam o controle da situação.

Pra inglês ver

No entanto, isso não é sinônimo de que daqui pra frente tudo vai ser diferente. Inês Hargreaves e João Dal Poz, que neste momento estão em Cacoal (RO) acompanhando o desenrolar da situação, têm vasta experiência no assunto. Não é a primeira vez que o garimpo é fechado - como aconteceu em fevereiro do ano passado - e o que ocorre é que logo depois, os garimpeiros entram de novo nas terras e recomeçam seu trabalho."Temos receio que essa medida só passe de raspão, não se aprofunde na questão", diz Inês.

Na opinião do antropólogo Carlos Alberto Ricardo, coordenador do ISA, o governo federal demarcou as terras indígenas de Rondônia e Oeste do MT na década de 90, sob pressão dos financiadores internacionais. "Mas abandonou os índios à sua própria sorte, pressionados por uma frente predatória que tem produzido um verdadeiro desastre socioambiental na região há 30 anos", diz. "Nesse caso, o governo não consegue garantir a integridade das terras demarcadas e bota os índios na rota do crime: madeireiros, traficantes de droga e empresas garimpeiras".

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.