Panorama
 
 
 

GOLDEMBERG ANUNCIA REATIVAÇÃO DE LINHA
DE FINANCIAMENTO PARA CONTROLE DA POLUIÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2002

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, anunciou a reativação do PROCOP - Programa de Controle da Poluição, durante café da manhã com empresários, profissionais liberais e prestadores de serviços, reunidos nesta quarta-feira (6/3), no Comitê de Meio Ambiente da Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.

Este programa, destinado a financiar e fornecer apoio técnico aos projetos de controle, preservação e melhoria das condições ambientais no Estado, principalmente para a compra e instalação de sistemas de controle ambiental, é mantido com recursos do próprio Estado. Desde 1995 esses recursos deixaram de ser utilizados e, atualmente, aproximadamente R$ 100 milhões estão disponíveis ao setor privado.

Essa linha de crédito foi, agora, aberta também para as prefeituras, permitindo a implantação de projetos de reciclagem de lixo, limpeza pública urbana, aterros sanitários e aquisição de equipamentos. Com essa finalidade, o governador Geraldo Alckmin assinou o Decreto nº 46.584, de 5 de março último, possibilitando a aplicação em municípios paulistas, que gerem até trinta toneladas diárias de resíduos sólidos domiciliares.

Participação do setor privado

Durante a conversa com os associados da Câmara Americana de Comércio, o professor Goldemberg ressaltou que “os problemas relacionados à poluição ambiental não podem ser equacionados de cima para baixo, mas contando com a colaboração ativa de todos os setores envolvidos com o problema, principalmente o setor privado".

“Cabe ao Estado fixar normas e regulamentos, além de manter uma fiscalização permanente, para coibir danos ambientais, mas o problema ambiental só será resolvido pelo setor privado”, insistiu o secretário. Na sua opinião, as multas têm de ter um caráter educativo, pois a sociedade precisa entender que somente ela pode resolver o problema da poluição, conscientizando-se de que precisa gerar menos resíduos.

Dirigindo-se ao setor produtivo, o secretário disse que deverá adotar medidas, como a introdução da periodicidade e da cobrança do licenciamento ambiental, para que o sistema de meio ambiente do Estado ganhe mais agilidade e eficiência.

Durante o debate, os empresários presentes fizeram sugestões para a melhoria da gestão ambiental. Uma delas, prontamente aceita e que deverá estar viabilizada rapidamente, é a implantação, no Balcão Único de Licenciamento Ambiental, de um sistema interligado entre as diversas instituições da Secretaria do Meio Ambiente para agilizar a troca de informações entre esses organismos e, conseqüentemente, o licenciamento. Outras sugestões foram o reforço no serviço de ouvidoria e critérios mais justos para o estabelecimento do percentual destinado à compensação ambiental.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.