Panorama
 
 
 

GOLDEMBERG DEFENDE UTILIZAÇÃO DE GÁS
NATURAL PARA COMBATER O EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2002

A concentração de gases que provocam o efeito estufa vem aumentando consideravelmente por causa da maior atividade industrial, agrícola e de transporte, principalmente devido ao uso de combustíveis fósseis. Como conseqüência, está ocorrendo um processo de aquecimento global.

Calcula-se que, com os gases lançados na atmosfera desde o começo da era industrial, a temperatura já aumentou 0,5º C. Se as emissões não cessarem, principalmente as provenientes das chaminés das indústrias e escapamentos dos veículos, estima-se que haverá um aquecimento de pelo menos 2º C nas próximas décadas e um grave desequilíbrio no meio ambiente.

"Não há soluções óbvias para se enfrentar o problema. O mais importante é colocar em prática mecanismos internos de desenvolvimento limpo, como por exemplo a intensificação do uso de gás natural e a fabricação de modelos híbridos de automóveis (com motores elétricos e a gasolina), ou mesmo maior utilização do etanol como combustível, para a diminuição das emissões de poluentes pelos veículos automotores", afirmou o professor José Goldemberg, secretário estadual do Meio Ambiente, hoje (26/3), na abertura do Seminário "Os Veículos Automotores e o Efeito Estufa", organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - AEA, na sede da ABIMAQ.

Durante o evento discutiram-se as tendências e as novas tecnologias de produção e uso de combustíveis que, associadas às novas tecnologias automotivas, formatarão uma matriz energética diversificada e sustentável, o que deve contribuir para a diminuição dos poluentes na atmosfera. "Da parte dos órgãos do governo, o que estamos buscando é o aperfeiçoamento da legislação ambiental vigente, com o intuito de empurrar cada vez mais o setor produtivo, e particularmente o automotivo, ao encontro de ações de controle que revertam em melhoria da qualidade do ar", considerou o professor Goldemberg, que espera receber, no final do encontro promovido pela AEA, sugestões para o aperfeiçoamento das políticas públicas na esfera do controle de poluição ambiental.

O representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, José Dominguez Miguez, lembrou que o compromisso brasileiro, assumido em 1992, durante a Rio 92, é concluir o inventário de emissões, apontando quanto o Brasil emite nos principais segmentos industriais e agrícolas. "Sabe-se, de antemão, que as emissões de monóxido de carbono (emitido pelos veículos) estão diminuindo consideravelmente, mas em compensação estão aumentando as de dióxido de carbono", observou.

O Brasil, considerado um emissor modesto de gases que provocam o efeito estufa, procura defender seus interesses nas reuniões internacionais que buscam o controle desse tipo de emissão. As discussões, no entanto, chegaram a um impasse difícil de ser superado. Após o encontro de Kyoto, no Japão, reunindo países desenvolvidos e em desenvolvimento para fixar algumas metas básicas como a redução de 5% da emissão de gases resultantes da queima de combustíveis fósseis, entre outros, houve uma grande reação da indústria norte-americana, sobretudo a automobilística e a de carvão, temendo um impacto negativo sobre a economia daquele país.

"O grande desafio é conciliar as metas de redução da poluição, sem comprometer a viabilidade econômica", resumiu o secretário Goldemberg.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.