Panorama
 
 
 

MANEJO DA BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
SERÁ PELAS COMUNIDADES LOCAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2002

As comunidades locais da região Amazônica terão um canal internacional aberto para apresentar suas experiências e iniciativas que aliem a exploração econômica dos recursos agrícolas, florestais, e aquáticos com a conservação da biodiversidade. A oportunidade inédita de dar voz a estas populações, colocando-as no centro das discussões internacionais sobre as práticas mais realistas de tirar o sustento da natureza, preservando-a, será oferecida pelo projeto "Cultivando a Diversidade-GD" - idealizado por quatro grandes Ongs de proteção ambiental e aos recursos genéticos. O Workshop internacional será realizado de 09 a 19 de maio, em Rio Branco/AC, em parceria com o Grupo de Trabalho Amazônico-GTA e apoio do Ibama e do ministério do Meio Ambiente.

"Cultivando a Diversidade" foi idealizado pelas Ongs: Genetic Resources Action Internacional (GRAIN), Centro Internazionale Crocevia, The Swedish Society for Nature Conservation, e, Bread for the World. Os responsáveis pelo projeto internacional escolheram o Brasil para apresentar as conclusões de experiências documentadas em 35 países da América Latina, da Ásia, e da África, em uma grande conferência aberta a todos - de 9 a 17 de maio. Os trabalhos destes países foram apresentados em seminários semelhantes ao brasileiro, realizados de setembro a novembro/2001, com a participação de agricultoras, pescadores, índios, e camponeses. Lançado em 2000, "Cultivando a Diversidade" ou simplesmente "GD" (sigla em inglês), é uma iniciativa inédita.

Seus idealizadores esperam com a troca de experiências das comunidades de várias partes do mundo apoiar a elaboração de planos estratégicos e até sugerir a redefinição de financiamentos a projetos que se baseiem na conservação e no manejo sustentável da biodiversidade com o respectivo o desenvolvimento econômico das populações rurais. As metas básicas do projeto internacional, são: oferecer um foro internacional para discussão e intercâmbio de experiências; fortalecer os grupos que desenvolvem tais projetos; e, conscientizar as populações locais e os governos sobre a importância de conservar a biodiversidade em um contexto mais amplo das políticas públicas.

São aguardados 15 participantes de países asiáticos; 15, de países africanos; 25 de países latino-americanos - entre os quais 10 experiências brasileiras; e, outros 10, de países europeus e América do Norte. Para a compreensão e a participação ativa das comunidades locais, os trabalhos serão traduzidos simultaneamente em quatro idiomas: português, inglês, francês e, espanhol, e respectivos dialetos. Até o final de março os resumos das diversas experiências internacionais, documentadas, do "Cultivando a Diversidade" estarão disponíveis na página eletrônica: www.grain.org/gd/. Informações sobre o evento podem ser obtidas com o GTA-Acre: gtaacre@gta.org.br.. A coordenação geral do projeto "Cultivando a Diversidade" é da brasileira Ângela Cordeiro, CP 10185 - Florianópolis/SC - CEP/88062-970, fone: (55-48) 2321448, Fax: (55-48) 2329027, ou: acordei@uol.com.br Coordenadores regionais: Ásia - Oscar Zamorra - departamento de Agronomia UP, Colégio Los Baños, Laguna 4031/Filipinas - Fone: (63-49) 5362466 - Fax: (63-49) 5362468, ou: obz@mozcom.com América Latina - Germán Vélez - C/o: Programa Semillas - Fundación Swissaid - A.A. 241662 - Bogotá/Colombia. Fone: (57-1) 3334473 - Fax: (57-1) 3363986, ou: semil@attglobal.net África do Norte - Robert Ali Brac de la Perriere - 7, place du Millénaire, 34000 - Montpellier/França. Tetelefax: (33-4) 67654512, ou: dombrac@mnet.fr África Ocidental - Jeanne Zoundjihekpon - 06 BP 2083 - Cotonou/Benin. Telefax: (229) 337915, ou: jeanne@grain.org África Meridional - Mutizwa Mukute - Pelum Association Regional Desk - P.O.Box MP 1059 - Mt Pleasant Harare, Zimbabwe. Fone: (263-4) 744117/744237/744509. Fax: (263-4) 744470, ou: pelum@ecoweb.co.zw

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.