Panorama
 
 
 

PROFESSORES INDÍGENAS RECÉM-FORMADOS
RETOMAM AS AULAS NO RIO NEGRO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2002

Os 174 índios participantes do curso de Magistério Indígena retornam a suas comunidades para dar início ao ano letivo, após a cerimônia de formatura, realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM) no dia 15/02. Financiado desde 1997 pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com apoio do ISA e do Ministério da Educação (MEC), o projeto atendeu a índios de 14 etnias do Rio Negro.

Alguns professores já regressaram de São Gabriel da Cachoeira (AM) a seus povoados. Outros ainda estão a caminho, já que algumas regiões são muito distantes e a viagem depende do nível dos rios, da potência dos barcos, do volume das chuvas, entre outros fatores, e pode levar até 15 dias. Uma vez de volta a sua comunidade, cada professor retoma as atividades escolares locais, dando início a um novo período letivo.

Iniciado em 1997, como parte de um programa de educação indígena da Semec, o projeto atendeu a professores com formação média entre 3a. série e ensino fundamental completo e teve uma estrutura composta por duas etapas intercaladas. Uma de ensino intensivo direto, com aulas aos participantes em São Gabriel da Cachoeira, durante as férias escolares, já que o curso é direcionado aos professores indígenas em serviço. A outra, de ensino indireto, com o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos exigidos pelos docentes de cada disciplina, enquanto lecionavam em suas comunidades.

Após cinco anos de trabalho, aconteceu no dia 15/02 a formatura, organizada pela Semec e pelos professores indígenas. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Vicente de Paula Nogueira; da gerente de Educação Indígena da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas, Arlene Silvia Bonfim; do bispo Dom Walter Ivan de Azevedo; do prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Raimundo Quirino Calixto; da secretária Municipal de Educação, Aracy Coimbra; e do lingüista e paraninfo dos formandos, Gilvan Muller de Oliveira, que também representou o ISA na ocasião.

Além da continuação do trabalho nas escolas indígenas municipais, os professores formados no magistério participarão do curso de licenciatura indígena, que será ministrado pelo Centro de Ensinos Superiores Indígenas da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O centro será construído em São Gabriel da Cachoeira com recursos da Fundação Estadual de Política Indigenista do AM (FEPI). As obras devem ter início em abril, e o vestibular deverá ocorrer ainda neste ano.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.