Panorama
 
 
 

ATALAIA DO NORTE-AM INICIA MANEJO COMUNITÁRIO DE MADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2002

Manejo comunitário no Amazonas tira trinta famílias da clandestinidade

Trinta famílias das comunidades de São Gabriel e São Rafael, no município de Atalaia do Norte, a cerca de mil e quinhentos quilômetros de Manaus, darão um passo importante nesta semana. Pela primeira vez, elas usarão a tecnologia do manejo florestal sustentável, desenvolvida pelo Ibama, para extrair madeira de suas propriedades de maneira legal. Com o apoio técnico, a boa vontade da prefeitura local e a organização da Associação dos Produtores de Atalaia do Norte será possível às famílias sair da clandestinidade da extração ilegal de madeira e entrar no mercado formal.

Com um dos mais baixos indicadores sociais do país, conforme o censo de 2000, a região onde será implantado o plano de manejo tem grande diversidade de espécies madeireiras para exploração comercial, entre elas o louro, o angelim, o acapu, o cedro, a muirapiranga e a virola. "Com o manejo comunitário, as famílias lucrarão mais, pois a madeira com certificado de origem legal entra direto no mercado, sem passar pelos atravessadores", compara Randolf Zachow, Coordenador de Gestão dos Recursos Florestais do Ibama.

O manejo comunitário de espécies madeireiras criará perspectivas reais de crescimento econômico para as famílias de Atalaia do Norte. Esta será a primeira experiência de manejo comunitário madeireiro em comunidades ribeirinhas do Amazonas, fora das reservas oficiais.

Além disso, o manejo florestal é a garantia de que a floresta continuará de pé por sucessivas gerações. Para que as comunidades tenham condições de fazer o manejo comunitário, basta entrar em contato com o Ibama ou as prefeituras locais.

"O trabalho com as comunidades de Atalaia do Norte só se tornou possível porque a prefeitura municipal decidiu se aliar ao Ibama em busca de formas sustentáveis de exploração dos recursos naturais da região" afirma José Lelande Barroso, Gerente Executivo do Ibama no Amazonas. Segundo ele, no ano passado, os produtores de Atalaia do Norte iniciaram o manejo da borracha. A pesca nessas comunidades também já é feita de maneira adequada.

 
 
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.