Panorama
 
 
 

CETESB ENFRENTA PROBLEMA DE ÁREAS CONTAMINADAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

Umas das conseqüências mais marcantes da revolução industrial que se iniciou no fim do século 18, foi o enorme progresso material de centenas de milhões de habitantes, a explosão populacional do século 20, o surgimento de megametrópoles e a poluição ambiental.

Preocupações com a qualidade do ar e das águas são antigas, mas as preocupações com solos contaminados são mais recentes e só se tornaram evidentes no final da década dos anos 70, com a ocorrência de "incidentes espetaculares" em que foram identificados sérios danos causados no solo por indústrias poluentes de vários tipos, sobretudo indústrias químicas.

Esses locais são, literalmente, os cemitérios da era industrial do século 20. Alguns são perigosos, outros nem tanto, mas todos eles criam ansiedade nas populações que vivem no seu entorno. Em muitos casos, só foram identificados recentemente sendo difícil determinar, com precisão, quem são os responsáveis e quem deve pagar pela sua limpeza e recuperação.

Os órgãos ambientais de São Paulo, principalmente a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, estão ativamente empenhados, desde 1993, em mapear todas as áreas contaminadas do Estado e já identificaram cerca de 240 delas, o que é um número modesto comparado com os 350 mil dos países membros da Comunidade Européia e mais de 100 mil dos Estados Unidos.

Há, portanto, problemas em São Paulo, como em qualquer região industrializada que tenha uma pesada herança do passado, mas não há motivos para pânico, pois ela está sendo enfrentada. Dificilmente, novas áreas de contaminação serão produzidas daqui para frente, devido à vigilância dos órgãos ambientais. A remediação das áreas já contaminadas é, porém, o grande desafio diante de nós.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.