Panorama
 
 
 

COMUNIDADE APROVA NOVA NOMENCLATURA
PARA O HORTO FLORESTAL DE RIO CLARO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

Uma consulta pública realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Rio Claro, no último dia 18 de abril, indicou que a comunidade aprova a proposta de transformação do Horto Florestal Navarro de Andrade em Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

Com a sanção do Governo do Estado, esta será a primeira das 88 unidades a serem legalmente regularizadas em São Paulo, atendendo a uma lei federal de 2000, que trata do SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Segundo a lei, todos os parques estaduais no país têm um prazo, que expira em 2005, para se regularizar como florestas estaduais, atendendo para isso uma série de exigências.

A consulta pública, que também é uma exigência da lei, foi cercada de grande expectativa contando com a participação da Prefeitura de Rio Claro, de seis ONGs - Organizações Não-Governamentais, professores da Universidade Estadual Paulista - UNESP e representantes da comunidade. A Secretaria do Meio Ambiente foi representada pelo diretor do Instituto Florestal, Valdir De Cicco, que presidiu o encontro.

Segundo De Cicco, a consulta pública destacou dois aspectos : "O primeiro é o enquadramento da unidade de conservação, saindo da condição de horto, que não é reconhecida pelo SNUC, e passando para uma categoria de manejo enquadrada na lei, tornando-se uma unidade de conservação de uso indireto". O segundo aspecto foi a pressão da sociedade civil. "Isso mostra que a comunidade pode contribuir, não só para a criação dessa unidade, mas também para a condução do processo", disse o diretor do Instituto Florestal.

A proposta segue, agora, para a sanção do governador Geraldo Alckmin que, após a análise da consultoria jurídica do Governo do Estado, agendará uma data para a assinatura. De acordo com Cicco, a expectativa é de que a assinatura aconteça em julho próximo.

O horto

O Horto Florestal Navarro de Andrade está localizado nos municípios de Rio Claro e Santa Gertrudes, com uma área total de 2.230 hectares tombada pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Essa unidade de conservação tem relevância na história da silvicultura brasileira, sobretudo na eucaliptocultura, por ter introduzido no país mais de 150 espécies provenientes de diversas regiões do mundo.

Com a transformação da área em floresta estadual, propõe-se a ampliação das atribuições ambientais inerentes a um horto florestal, permitindo o manejo dos recursos naturais, com ênfase na produção de madeira e outros produtos vegetais, além de garantir a proteção dos recursos hídricos, das belezas cênicas e dos sítios históricos e arqueológicos. Deve também fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica básica e aplicada, da educação ambiental e das atividades de recreação, lazer e turismo.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Osmar Campos Filho)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.