Panorama
 
 
 

ESTADOS UNIDOS E CANADÁ ENFRENTAM PROBLEMAS COM CONTAMINAÇÃO DE SEDIMENTOS EM ÁREAS PORTUÁRIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

A contaminação de sedimentos em estuários e áreas portuárias devido à poluição não é um problema restrito apenas a países em desenvolvimento como o Brasil. É uma preocupação também das nações mais desenvolvidas, que mesmo com toda uma tecnologia avançada de controle ambiental, ainda enfrentam os mesmos problemas encontrados, por exemplo, no estuário de Santos, em São Paulo, onde a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental mantém um monitoramento preventivo da qualidade de suas águas e sedimentos, para evitar que haja um dano de significativo impacto ambiental.

Da mesma forma, a população em áreas no entorno do Porto de Nova York está recebendo a recomendação para que não consuma peixes coletados na região. O motivo é a contaminação dos sedimentos daquela bacia por compostos químicos tóxicos e carcinogênicos, como as bifelinas policloradas - conhecidas por PCBs - e dioxinas, que já foram detectados não somente em organismos aquáticos, mas também em seres humanos, inclusive no leite materno.

A informação é de Mark Teiss, da Environmental Protection Agency - EPA, agência ambiental dos Estados Unidos, em palestra na terça-feira (16/4) no Seminário sobre Gerenciamento do Sedimento na Baixada Santista, que está sendo promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e CETESB, com encerramento previsto para amanhã (17/4). O encontro, iniciado na última segunda-feira, encerra-se com mesas redondas onde participarão representantes da Marinha do Brasil, Ministério Público, CETESB, FIESP, Prefeitura de Santos e técnicos das agências ambientais da Holanda, Canadá e Estados Unidos.

Segundo o técnico da EPA, a contaminação do Porto de Nova York é similar à do estuário de Santos, tanto no aspecto de gerenciamento como no da contaminação dos sedimentos e de organismos aquáticos, exigindo estudos para um diagnóstico mais adequado do problema. "E a situação está se tornando cada vez pior com referência à contaminação por mercúrio", confirmou Mark Reiss, que em sua palestra utilizou dados sobre toxicidade, gerenciamento de riscos, modelos matemáticos e equações de avaliação do grau de risco e propostas de remediação, disponíveis em sites da própria EPA (www.epa.gov) e do Corpo de Engenheiros do Exército Norte-americano (www.wes.army.mil).

O problema em Nova York, segundo Reiss, se repete em toda a costa dos Estados Unidos onde há atividades industriais intensas e terminais de carga de porte. Embora não haja conclusões sobre os riscos para a saúde humana, já há determinação para que algumas dessas áreas sejam dragadas para a remoção de PCBs e outros compostos químicos perigosos ao ambiente aquático.

Grandes Lagos

Também na Província de Ontário, no Canadá, as autoridades locais enfrentam problemas com a deposição de sedimentos em terminais de carga. Segundo o consultor Rein Jaagumagi, que trabalhou por vários anos para o órgão ambiental dessa província, a área no entorno do Porto de Hamilton, nos Grandes Lagos, apresenta um grau de contaminação tão elevado que impossibilita a existência de vida aquática.

Duas indústrias siderúrgicas e outras empresas são responsáveis pela disposição de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, metais pesados e PCBs, considerados carcinogênicos, que afetam a qualidade de organismos aquáticos, exigindo a restrição do seu consumo pela população. Uma restrição preventiva, pois não há ainda estudos conclusivos sobre os efeitos dessa contaminação na saúde humana, apesar de o governo local desenvolver programas de monitoramento dos peixes e do seu consumo.

Além disso, a dragagem de cerca de 4 milhões de m3 de sedimentos na região mais crítica, que representa 10% da área total, está sendo negociada com as empresas desse pólo industrial. Segundo o especialista canadense, estimativas realizadas há dois anos indicam que seriam necessários US$ 2 bilhões para a recuperação
total da área.

Tanto o representante da EPA como o técnico canadense entendem que os modelos desenvolvidos para avaliação e gerenciamento dos sedimentos em portos e estuários não se aplicam, necessariamente, de forma genérica, a qualquer área contaminada, em razão das peculiaridades de cada região, bem como aos hábitos alimentares da população, o tipo de pescado consumido, os tipos de contaminantes presentes nos organismos aquáticos e os valores de toxicidade.

Mesas-redondas

"Existem abordagens diferentes em cada país e a escolha de cada abordagem depende de decisões administrativas ou de políticas ambientais. No caso do Brasil, o que ficou claro é a necessidade de mais estudos, bem como definir quais os objetivos de proteção preconizados para a região da Baixada Santista e de utilização das áreas envolvidas", disse Marta Lamparelli, gerente da Divisão de Análises Hidrobiológicas da CETESB. "Amanhã, teremos a oportunidade de colocar frente a frente as abordagens praticadas pelos diversos países, as soluções propostas e as metas para resolver os nossos problemas".

Nesta quarta-feira (17/4), último dia do seminário, terão lugar duas mesas redondas,
a primeira, a partir das 9 horas, com o tema "Critérios de Qualidade de Sedimentos e Remediação", e a segunda, a partir das 14 horas, com o tema "Perspectivas de Desenvolvimento Ambiental e Recuperação da Região com Enfoque de Qualidade".

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso e Renata Egydio))

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.