Panorama
 
 
 

LADRÕES ROUBAM EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DO AR DA CETESB, EM SANTOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

O furto dos equipamentos da estação de medição da qualidade do ar da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, em Santos, ocorrido no dia 19 de março último, prejudicou o monitoramento nos dias 17 e 23 desse mês.

Segundo os técnicos da agência ambiental, que registrou a ocorrência no 3º Distrito Policial do município, os ladrões levaram a estrutura de alumínio, com peso aproximado de 30 quilos, em cujo interior havia um sistema de captação composto por um filtro e uma bomba a vácuo, que coleta a amostra de ar, para a medição da concentração de poluentes.

A estação, localizada na área externa da Policlínica do Embaré, na Praça Coronel Fernando Prestes, voltou a funcionar normalmente no dia 26, com a substituição dos equipamentos.

A CETESB realiza a avaliação da qualidade do ar na cidade de Santos, desde 1988, para monitorar a concentração de fumaça, que constitui um indicativo de poluição industrial e veicular. A estação, do tipo "manual" (não automática), efetua a medição durante 24 horas, a cada seis dias. A análise do material coleta, nos laboratório da agência ambiental, indica se os níveis de poluição se encontram dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

Nos dias em que as amostragens foram realizadas, nos dias 5 e 29 de março, a qualidade do ar foi classificada como boa. O monitoramento não ocorreu também no dia 11, por motivos de ordem técnica. Desde 1988, quando se iniciou a medição em Santos, a qualidade do ar tem se mantido entre regular e boa, não tendo atingido em nenhuma ocasião os níveis inadequado, má, péssimo e crítico.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Couto)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.